Software Gotas
A Embrapa Meio Ambiente e a Embrapa Informática para Agricultura desenvolveram um programa de computador, para analisar a deposição dos agrotóxicos. Imagens de amostras de pulverização coletadas em papel sensível a água são analisadas pelo software. Automaticamente, o programa calcula a densidade da deposição, o tamanho real e uniformidade das gotas e volume de calda depositado em litros pôr hectare, através da medição e contagem das manchas das gotas. Dependendo da forma de amostragem, o programa gera gráficos com a distribuição espacial dos parâmetros, permitindo assim, uma visualização da distribuição de agrotóxicos na área. Os resultados também permitem uma estimativa rápida dos resíduos de agrotóxico nas áreas amostradas.
Sistema de Avaliação de Pulverização Agrícola – GOTAS
Gotas é um sistema desenvolvido para dar suporte a avaliação quantitativa, qualitativa e espacial da deposição de gotas de pulverização.
O sistema subsidia o usuário na tomada de decisões baseada em mapas de distribuição espacial de densidade de gotas, volume de calda depositada, diâmetro mediano volumétrico, diâmetro mediano numérico e de uniformidade de gotas. Através deles, é possível orientação a seleção de bicos de pulverização, a calibração de equipamentos de aplicação de agrotóxicos, o treinamento de aplicadores, além de poder ser utilizado em diversos trabalhos científicos.
Público Alvo:
GOTAS é uma ferramenta que apresenta demandas nacional e internacional, frente a sua utilidade para as:
Características e Funcionalidades:
GOTAS tem como principais funcionalidades:
Parceria:
O GOTAS foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária em parceria com a Embrapa Meio Ambiente.
RELATÓRIO DESCRITIVO DA PATENTE DE INVENÇÃO
"PROCESSO de indução eletrostática para GERAÇÃO DE GOTAS com carga elétrica para BOCAIS de pulverização de baixa PRESSÃO COM GRANDE VOLUME DE AR.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA, Brasília, DF, Aldemir Chaim. "Processo de indução eletrostática para geração de gotas com carga elétrica para bocais de pulverização de baixa pressão e grande volume de ar". Número do depósito no INPI: PI- 9902918-9 em 12/07/1999
Refere-se a presente invenção, à uma nova concepção de processo de indução eletrostática, adaptável a determinados dispositivos pneumáticos de pulverização, para produção de gotas com carga elétrica, para uso agrícola ou industrial. Basicamente, esse novo processo de indução, foi idealizado para uso em pulverização de líquidos com características de condutividade elétrica, semelhantes à da água, com voltagens de indução entre 1000 a 10000 volts, através de bicos pneumáticos que trabalhem com baixas pressões e altos volumes de ar.