PAT 2014 - Orientação de Tese de Pós-Graduação
1
Plano de Ação: .....  
Descrição: QUEIROZ, S. C. N. de   Avaliação do potencial do pólen apícola como bioindicador de contaminação ambiental por agrotóxicos.  
Aluno: Renata Cabrera de Oliveira - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Química. Obtenção do título de Doutora em Ciências (Área de Concentração em Química Analítica), Campinas, 2014.     
Parceria: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas,   
Conteúdo: Contém Resultado Finalístico: Metodologia Científica.
Título: Metodologia analítica para determinação de multiresíduo de pesticidas em pólem apícola.
Fonte: OLIVEIRA, R. C. de Avaliação do potencial do pólen apícola como bioindicador de contaminação ambiental por agrotóxicos. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas ... f. Tese (Doutorado em Química Analítica) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Orientador: ...; Co-orientador: ... . (TS, ID Ainfo 13976)
Descrição: O uso frequente e indiscriminado de agrotóxicos na agricultura tem acarretado a presença de resíduos nos alimentos e contaminação ambiental, principalmente em países com grande potencial agrícola, como o Brasil. Para avaliar a presença de resíduos de agrotóxicos no ambiente, as abelhas e os produtos apícolas têm sido apontados como potenciais bioindicadores, podendo ser utilizados para monitorar grandes áreas devido às longas distâncias percorridas. Assim sendo, o potencial do uso do pólen apícola como bioindicador da contaminação ambiental por agrotóxicos foi avaliado neste trabalho. Para isso, foi desenvolvido e validado um método analítico para determinação de multirresíduos em pólen apícola, utilizando cromatografia a gás acoplada à espectrometria de massas sequencial (GC-MS/MS), Para extração, foi utilizado o QuEChERS, o qual foi validado para a determinação dos agrotóxicos acetocloro, alacloro, aldrin, bifentrin, bioaletrina, clorpirifós metil, DDT, dissulfoton, endossulfan alfa, endossulfan beta, etrinfós, fempropatrim, fentoato, fluazifope, fosalone, heptacloro epóxido, hexaclorobenzeno, malation, oxifluorfem, paration etil, paration metil, pendimetalina, permetrina, pirimifós etil terbufós, e trifluralina em amostras de pólen apícola. O QuEChERS apresentou bom desempenho (remoção de interferentes e/ou concomitantes) para o preparo de amostras de pólen apícola para determinação de agrotóxicos, tendo sido validado para a determinação de resíduos de agrotóxicos de diferentes classes, com resultados adequados de precisão e exatidão. Os limites de detecção e de quantificação do método analítico variaram entre 0,005 μg g-1 e 0,050 μg g-1 e entre 0,010 μg g-1 e 0,100 μg g-1, respectivamente. O método desenvolvido e validado mostrou ser eficiente e pode ser utilizado no monitoramento ambiental quanto à presença de resíduos de agrotóxicos, confirmando o potencial do pólen apícola como bioindicador de contaminação ambiental por agrotóxicos. 
Observaçao: Pendências: Plano de Ação vinculado; Inserção no Side (ID Ainfo não reconhecido pelo Side).Contém Metodologia (ID: 17927)
2
Plano de Ação: .....  
Descrição: CASTRO, V. L. S. S. de   Avaliação ecotoxicológica do dióxido de titânio nanoparticulado, sob diferentes condições de iluminação.  
Aluno: Zaira Clemente - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Biologia. Obtenção do título de Doutora em Biologia Funcional e Molecular (Área de Bioquímica), Campinas, 2014.     
Parceria: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas,   
Observaçao: Pendência: Plano de Ação vinculado. (ID: 18244)
3
Plano de Ação: .....  
Descrição: PACKER, A. P.   Potencial agrícola de biocarvões provenientes de biomassas alternativas.  
Aluno: Maria Paula Silveira Bibar - Instituto Agronômico/Curso de Pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical. Obtenção do título de Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical (Área de Concentração em Gestão de Recursos Agroambientais), Campinas, Abril 2014.      
Parceria: IAC - Instituto Agronômico,   
Observaçao: Versão impressa da dissertação doada à Biblioteca.
Pendência: Plano de Ação. (ID: 18312)
4
Plano de Ação: 02.11.01.021.00.02  
Descrição: ANDRADE, C. A. de   Efeito residual e mineralização do nitrogênio de lodo de esgoto no solo.  
Aluno: Nadiane Aparecida Pereira de Souza - Instituto Agronômico/Curso de Pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical. Obtenção do título de Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical (Área de Concentração em Gestão de Recursos Agroambientais), Campinas, 2014.     
Parceria: IAC - Instituto Agronômico,   
Observaçao: Versão impressa da dissertação doada à Biblioteca. (ID: 17737)
5
Plano de Ação: 02.12.01.018.00.02  
Descrição: BETTIOL, W.   Produção massal do fungo Clonostachys rosea em meio liquido.  
Aluno: André Luiz de Andrade Carvalho - Universidade Federal de Lavras/Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia. Obtenção do título de Mestre em Fitopatologia (Área de Concentração em Controle Biológico), Lavras, 2014.     
Parceria: UFLA - Universidade Federal de Lavras,   
Observaçao:  (ID: 17824)
6
Plano de Ação: 02.12.01.018.00.02  
Descrição: BETTIOL, W.   Efeito da radiação UV-B na interação Botrytis cinereaClonostachys rosea em morangueiro e do ácido 4-aminobenzóico no controle do patógeno em tabaco.  
Aluno: Lúcio Bertoldo Costa - Universidade Estadual Paulista - Campus de Botucatu. Obtenção do título de Doutor em Agronomia (Proteção de Plantas), Botucatu, Junho/2014.      
Parceria: UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho,   
Observaçao:  (ID: 17825)
7
Plano de Ação: 02.12.01.018.00.02  
Descrição: BETTIOL, W.   Mancha de ramularia do algodoeiro: agente etiológico, produção de inóculo, resistência de genótipos e controle integrado.  
Aluno: Juliano Cesar da Silva - Universidade Universidade Estadual Paulista - Campus de Botucatu. Obtenção do título de Doutor em Agronomia (Proteção de Plantas), Botucatu, Junho/2014.      
Parceria: UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho,   
Observaçao:  (ID: 17897)
8
Plano de Ação: 03.14.00.071.00.01  
Descrição: MENDES, R.   Dinâmica do microbioma da rizosfera de mandacaru na Caatinga.  
Aluno: Clederson Ferreira - Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Obtenção do título de Mestre em Ciências (Área de Concentração: Microbiologia Agrícola). Piracicaba, 2014.     
Parceria: ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz",   
Observaçao:  (ID: 18302)
9
Plano de Ação: 05.13.20.001.00.04  
Descrição: ABREU, L. S. de   Sistemas participativos de garantia e o caso da Associação de Agricultura Natural de Campinas e região: muito além do controle.  
Aluno: Carolina Rios Thomson - Universidade Federal de São Carlos-Campus Araras/Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. Obtenção de título de Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, Araras, 29/10/2014.     
Parceria: UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - campus Araras,   
Observaçao:  (ID: 17781)
10
Plano de Ação: 06.10.06.005.00.03  
Descrição: RAMOS-FILHO, L. O.   Sistemas agroforestales y seguridad alimentaria: Un estudio de caso en el Asentamiento Sepé Tiarajú – São Paulo, Brasil.  
Aluno: Fernanda Peruchi - Universidad de Córdoba; Universidad Internacional de Andalucía. Obtenção do título de Máster en Agroecología: un enfoque para la Sustentabilidad Rural, Baeza/Espanha, 08/12/2014.     
Parceria: Universidad de Córdoba,  Universidad Internacional de Andalucía (UNIA),   
Observaçao:  (ID: 18399)
Voltar