PAT 2018 - Software
1
Plano de Ação: .....  
Descrição: VICENTE, L. E.;  LOEBMANN, D. G. S. W.;  PAZIANOTTO, R. A. A.   Software to Collect Atmospheric Information (SCAI-R).  Disponível em: http://10.154.40.40:3838/Rpac/ Acesso em fevereiro de 2019.
     
Parceria/partes:  
Conteúdo: O SCAI-R consulta sistemas geradores de dados atmosféricos, sobretudo da NASA, a partir do sensor MODIS das plataformas Terra e Aqua, calculando a partir de dados brutos parâmetros climatológicos sinópticos e espaciais para todo o território nacional, por meio de consultas utilizando localização (lat/long) e data (banco de dados desde 1999). Todos os cálculos dos parâmetros atmosféricos são feitos com base em estudos e testes realizados pela equipe do SCAI-R. 
Observaçao: No Catálogo de Software (CATSOFT) da Embrapa, clique no link "Consulta Pública" para visualizar mais informações sobre os softwares.
Pendência: código SEG associado. (ID_PAT: 22885)
2
Plano de Ação: .....  
Descrição: VICENTE, L. E.;  LOEBMANN, D. G. S. W.;  ARAUJO, L. S. de;  PAZIANOTTO, R. A. A.   Software to Collect Atmospheric Information and Atmospheric Correction performer (SCAI-COR).  Disponível em: http://10.154.40.40:4326/ Acesso em fevereiro de 2019.
     
Parceria/partes:  
Conteúdo: O SCAI-COR elimina os efeitos espúrios da atmosfera (e.g. vapor d’água) em imagens de satélite, permitindo a aplicação de algoritmos de classificação/validação de alto nível voltados não apenas para qualificação de alvos, mas também semi-quantificação de compostos físico-químicos (e.g. minerais, clorofila) em larga escala. Ademais, permite o uso conjunto de dados espectrorradiométricos laboratoriais e de campo (bibliotecas espectrais) aplicados as imagens, permitindo maior precisão/acurácia em processos de validação/calibração/mapeamento utilizando dados remotos.  
Observaçao: No Catálogo de Software (CATSOFT) da Embrapa, clique no link "Consulta Pública" para visualizar mais informações sobre os softwares.
Pendência: código SEG associado. (ID_PAT: 22886)
3
Plano de Ação: 02.14.03.017.00.05  
Descrição: MAIA, A. de H. N.;  NARCISO, M. G.;  DOURADO NETO, D.   Sistema para avaliação de risco de resistência em insetos a toxinas do Bacillus Turinghiensis: RRiskBtweb.  Disponível em: http://www.cnpaf.embrapa.br/riscobt/RRiskBt.html Acesso em janeiro de 2019.     
Parceria/partes: Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF),  ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz",   
Conteúdo: O sistema foi desenvolvido para avaliação de risco de evolução de resistência de insetos a toxinas do Bacillus Turinghiensis (Bt) expressas em culturas transgênicas. Utiliza informações sobre parâmetros genéticos da praga-alvo e variáveis de decisão relacionadas ao manejo de pragas na cultura. Inclui um módulo determinístico e um modo probabilístico que usa análise de incertezas de alguns parâmetros de entrada.  
Observaçao:  (ID_PAT: 22761)
4
Plano de Ação: 03.13.09.008.00.02  
Descrição: CRECCI, C. V.;  SILVA, M. S. G. M. e;  LOSEKANN, M. E.;  ISHIKAWA, M. M.   Sistema web para gestão de banco de dados para biomonitoramento na piscicultura em viveiros escavados: BioAqua. Versão 1.0.  Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2018. Disponível em http://bioaqua.cnpma.embrapa.br Acesso em outubro de 2018.     
Parceria/partes:  
Conteúdo: Frente à crescente expansão da aquicultura no Brasil, aumenta também a preocupação com a sustentabilidade da atividade. O biomonitoramento com uso de organismos bentônicos constitui uma ferramenta alternativa na avaliação da qualidade da água em ecossistemas de água doce, com potencial para adoção na piscicultura. A comunidade macrobentônica tem sido utilizada no Brasil como bioindicadora na avaliação da qualidade da água há décadas, principalmente em bacias hidrográficas e lagos naturais, porém na aquicultura esta ferramenta ainda é pouco utilizada.
O Banco de Dados para Avaliação da Qualidade da Água na Piscicultura (BioAqua) apresenta informações coletadas em campanhas de campo feitas em 2016 em quatro propriedades do interior paulista com cultivo de tilápia, pelo projeto da Embrapa intitulado “Uso de bioindicadores para avaliação da qualidade da água no cultivo da tilápia”. Este projeto tem como objetivo principal selecionar um grupo de organismos bioindicadores da qualidade da água na piscicultura em viveiros escavados com cultivo de tilápia, com base na comunidade de macroinvertebrados bentônicos.
Este banco de dados visa divulgar dados da pesquisa que possam ser úteis aos produtores/piscicultores de tilápias, técnicos extensionistas, alunos de graduação e pós-graduação. Assim, os dados poderão ser usados em consultoria em temas como qualidade da água na piscicultura em viveiros escavados, bem como em estudos de biomonitoramento em aquicultura. A apresentação de fotos dos organismos bentônicos visa apresentar e facilitar o reconhecimento dos grupos bioindicadores ao público leigo, potencial usuário do Banco.
O BioAqua está dividido em três matrizes principais: variáveis físicas e químicas de qualidade de água, ectoparasitos de peixes e macroinvertebrados bentônicos. É possível o cruzamento de dados por seleção de data, produtor e região do viveiro, entre outros, por exemplo, caso haja interesse pelo usuário em visualizar apenas um campo em particular. O cruzamento de informações dessas matrizes permite o diagnóstico da qualidade da água do viveiro assim como a qualidade do peixe criado.
Após a validação do uso dos bioindicadores bentônicos, o biomonitoramento poderá ser adotado na piscicultura em viveiros escavados, servindo como uma alternativa de menor custo no monitoramento da qualidade da água. 
Observaçao:  (ID_PAT: 22488)
5
Plano de Ação: 04.13.11.001.01.02  
Descrição: VICENTE, L. E.;  ARAUJO, L. S. de;  MANZATTO, C. V.;  SKORUPA, L. A.;  VICTORIA, D. de C.   WebGIS AgroTag.  Disponível em: https://www.agrotag.cnptia.embrapa.br Acesso em janeiro de 2019. Data da especificação: 26/10/2018.     
Parceria/partes: **(DENOMINAÇÃO ALTERADA) Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA),   
Conteúdo: Sistema de banco de dados geoespacial para consultas e análises em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), baseado no conceito WebGIS, que viabiliza o acesso às informações espaciais, por exemplo, imagens de satélite, dados censitários, bases de dados estratégicas, uso e cobertura da terra das regiões de interesse, juntamente com as informações coletadas em campo pelo aplicativo AgroTag, para as consultas e análises integradas online, com geração de mapas e relatórios automáticos consistidos. 
Observaçao:  (ID_PAT: 22765)
Voltar