PAT 2019 - Série Documentos
1
Plano de Ação: .....  
Descrição: SANTOS, P. M.;  TELLES, M. A.;  FRAGALLE, C. V. P.;  BERNARDI, A. C. de C.;  MAIO, A. M. D. de;  NOVO, A. L. M.;  VIGNA, B. B. Z.;  CORRÊA, C. G.;  DE MORI, C.;  SOUZA, F. H. D. de;  OMOTE, H. de S. G.;  NOGUEIRA, S. F.   Encontro de inovação em pastagens: relatório final.  São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2019. 30 p. (Embrapa Pecuária Sudeste. Documentos, 133).     
Parceria/partes: Embrapa Pecuária Sudeste (CPPSE),  CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico,   
Conteúdo: A agricultura brasileira sofreu várias transformações nos últimos anos. O estudo do desenvolvimento agrário brasileiro e da produtividade total dos fatores aponta para o surgimento de uma agricultura intensiva no uso de capital e de tecnologia (ALVES; SOUZA; GOMES, 2013; NAVARRO, 2016). Recentemente, a ‘revolução digital’ tem transformado a sociedade e vários setores da economia. Nesse contexto, a chamada ‘agricultura 4.0’ integra processos e informações por meio de recursos tecnológicos, com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência dos sistemas de produção.  
Observaçao: Demais autores: PEZZOPANE, J. R. M., CPPSE (12º); SUSSAI, J. P., CPPSE (13º); PALHARES, J. C. P., CPPSE (14º); CASTRO, L. M. de, CPPSE (15º); VINHOLIS, M. de M. B., CPPSE (16º); CAVALLARI, M. M., CPPSE (17º); GUSMAO, M. R., CPPSE (18º); GODOY, R., CPPSE (19º); ...; ALVES, T. C., CPPSE (21º).
ISSN: 1980-6841. Acessível em http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1109854
Pendência: código SEG associado. (ID_PAT: 23739)
2
Plano de Ação: 03.16.00.082.00.03  
Descrição: FIGUEIREDO, R. de O.;  GREEN, T. R.   A conservação de bacias e os desafios para a sustentabilidade da agricultura.  Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2019. 19 p. (Embrapa Meio Ambiente. Documentos, 120).     
Parceria/partes: USDA-ARS (United States Department of Agriculture-Agriculture Research Service),   
Conteúdo: Resumo: Esta publicação aborda a complexidade e os desafios para que se alcance a sustentabilidade no uso da terra, no tocante à conservação dos recursos hídricos e respectivas bacias hidrográficas. Trata da dinâmica de alterações nos processos biogeoquímicos e hidrológicos presentes nas bacias onde o ecossistema natural é modificado. Considera, também, as variações temporais e espaciais distintas, dependendo das características biofísicas e biogeoquímicas originais da bacia, ao lado do uso da terra presente. Os autores abordam como e porque a bacia hidrográfica deve ser considerada a unidade de estudo primordial nas análises ambientais que visam a conservação de recursos hídricos. São, assim, considerados os processos naturais, o manejo agropecuário, a necessidade de medições e simulações, as mudanças do clima e do uso da terra e suas relações com a sustentabilidade das bacias hidrográficas. 
Observaçao: ISSN: 1516-4691. Acessível em http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1112886 (ID_PAT: 23899)
3
Plano de Ação: 04.14.07.001.00.04  
Descrição: TORRES, T. Z.;  ABREU, L. S. de;  OLIVEIRA, D. R. M. dos S.;  SOUZA, M. I. F.;  CUNHA, L. M. S.;  GAROFOLO, A. C. S.   Metodologia para prospecção de demandas na agricultura de base ecológica.  Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2019. 28 p. (Embrapa Informática Agropecuária. Documentos, 166).     
Parceria/partes: **(DENOMINAÇÃO ALTERADA) Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA),  Embrapa Agrobiologia (CNPAB),   
Conteúdo: Este trabalho apresenta uma metodologia de prospecção de demandas para subsidiar organizações e atores sociais envolvidos com o segmento da agricultura de base ecológica interessados na identificação de temas de pesquisa, bem como na proposição de ações de transferência de tecnologia na Embrapa. 
Observaçao: ISSN: 1677-9274. Acessível em http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1116504 (ID_PAT: 24328)
4
Plano de Ação: 16.00.2.50.01.16  
Descrição: PROCOPIO, S. de O.;  CRUZ, M. A. S.;  ALMEIDA, M. R. M. de;  JESUS JUNIOR, L. A. de;  NOGUEIRA JUNIOR, L. R.;  CARVALHO, H. W. L. de   Sealba: região de alto potencial agrícola no Nordeste brasileiro.   Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2019. (Embrapa Tabuleiros Costeiros, Documentos, 221).     
Parceria/partes: Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC),  Embrapa Territorial (CNPM),   
Conteúdo: A partir de análises efetuadas pelo Núcleo de Inteligência Territorial da Embrapa Tabuleiros Costeiros, foi identificada e delimitada uma região composta por parte de três estados do Nordeste (Sergipe, Alagoas e Bahia), denominada de Sealba, que possui grande potencial para a produção agropecuária de sequeiro, principalmente de grãos. Essa região, que possui área superior a 5 milhões de hectares, apresenta condições de solo e clima propícias à produção vegetal e animal e elevado potencial de se tornar um território de grande relevância agrícola. O presente documento traz aspectos importantes do Sealba, como a sua delimitação, caracterização, aspectos estratégicos, avanços necessários e resultados regionais de pesquisas da Embrapa, que poderão nortear políticas públicas e a atração de investimentos, favorecendo o desenvolvimento regional. O incentivo ao desenvolvimento de pesquisas e a transferência das tecnologias geradas pode transformar o Sealba num importante polo de produção de alimentos, voltado a suprir as necessidades da população presente na costa litorânea nordestina, como também para a exportação, aproveitando assim a sua proximidade estratégica com os portos da região. 
Observaçao: ISSN: 1678-1953. Acessível em http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1115857 (ID_PAT: 24462)
5
Plano de Ação: 20.18.00.028.00.04  
Descrição: ROCHA, J. D.;  MONTEIRO, J. E. B. de A.;  BRAGA, R. M.;  CASTRO, G. S. A.;  CARVALHO, C. A. de;  STEINMETZ, R. L. R.;  GAMBETTA, R.;  BARROSO, P. A. V.;  MARAFON, A. C.;  MAY, A.;  MACHADO, J. C.;  VILARINHO, A. A.   Panorama para geração de energia por fermentação de gramíneas em Roraima.  Campinas: Embrapa Territorial, 2019. 39 p. (Embrapa Territorial. Documentos, 129).      
Parceria/partes: **(DENOMINAÇÃO ALTERADA) Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA),  Embrapa Agroenergia (CNPAE),  Embrapa Gado de Leite (CPNGL),  Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS),  Embrapa Roraima (CPAF-Roraima),  Embrapa Suínos e Aves (CNPSA),  Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC),  Embrapa Trigo (CNPT),  UFV - Universidade Federal de Viçosa,  Embrapa Territorial (CNPM),   
Conteúdo: A motivação para publicar esta Série Documentos foi a realização, em 2019, na sede da Embrapa Territorial em Campinas-SP, de um workshop que trouxe especialistas de várias Unidades da Embrapa em todas as áreas contempladas no estudo (agrária, agrícola, natural, tecnológica e de infraestrutura), para subsidiar a apresentação de uma proposta de geração elétrica em Roraima usando tecnologias de biodigestão de biomassa produzida em cultivos dedicados. 
Observaçao: Demais autores: MIRANDA, R. A., CNPMS (13º); OTENIO, M. H., CNPGL (14°); ROCHA, J. R. do A. S. de C., UFV (15º); ASSIS, E. E. R. de, Bolsista CNPGL (16º).
ISSN: 0103-7811. Acessível em http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1116842 (ID_PAT: 24233)
6
Plano de Ação: 21.17.02.001.05.08  
Descrição: PORTO, E. R.;  HERMES, L. C.;  FERREIRA, R. S.;  VEIGA, H. P.;  SAIA, A.   Agricultura biossalina: desafios e alternativas para o uso de águas salobras e salinas no semiárido brasileiro.  Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2019. 38 p. (Embrapa Meio Ambiente. Documentos, 121).     
Parceria/partes: MDR - Ministério do Desenvolvimento Regional,   
Conteúdo: O documento aborda alguns desafios e alternativas para o uso de águas salobras e salinas - um dos recursos naturais importantes da região semiárida - por meio da dessalinização, para consumo humano e uso na agropecuária. Desperta a atenção para a necessidade urgente de desenvolver e praticar uma nova forma de agricultura que se adapte melhor às especificidades microrregionais, especialmente em regiões cujas características edafoclimáticas, econômicas e sociais limitam a utilização de tecnologias produtivas, até mesmo as tradicionais. As pesquisas em andamento na Embrapa e em outras instituições de pesquisa e ensino, têm gerado resultados que apontam para o uso das práticas apresentadas neste documento, voltadas aos pequenos produtores que ainda praticam a agropecuária dependente de chuva e da caatinga. Alguns cultivos estão sendo irrigados com água salobra pelos pequenos produtores, por falta de alternativas de outras fontes de água. A região semiárida necessita de soluções urgentes para a sua população e especialmente para os seus produtores rurais. 
Observaçao: ISSN: 1516-4691. Acessível em ... (ID_PAT: 23904)
7
Plano de Ação: 21.17.02.001.05.15  
Descrição: GOMES, M. A. F.;  PEREIRA, L. C.;  PEREIRA, A. S.;  PAZIANOTTO, R. A. A.   Aspectos geoambientais da eucaliptocultura no Vale do Paraíba Paulista.  Jaguariúna, SP: Embrapa Meio Ambiente, 2019. 28 p. (Embrapa Meio Ambiente. Documentos, 118).     
Parceria/partes:  
Conteúdo: A cultura do eucalipto faz parte da economia da região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, desde a década de 60. O presente trabalho faz um relato dos aspectos físico-morfológicos e climáticos, denominados nesta publicação de geoambientais, contextualizando-os no cenário da região. A observação e a análise da presença do eucalipto no Vale do Paraíba são apresentadas em duas escalas (macro e micro). Na primeira escala, de caráter mais abrangente, são descritas as relações da cultura do eucalipto com o meio físico (paisagem), bem como sua grande importância no desenvolvimento regional. Na escala micro, ou local, é dada ênfase à relação do eucalipto com os componentes ambientais, cuja avaliação experimental em uma microbacia, envolvendo os compartimentos solo e água, evidenciou baixo impacto no ambiente, quando comparado às coberturas de mata nativa e de pastagem, em relação à degradação do solo. Tal resultado foi comprovado pelo baixo transporte de sedimentos e pelo baixo volume de água escoada a partir dos solos cultivados com eucalipto, condição que evidencia taxas de erosão bastante reduzidas em toda a área da microbacia. Assim, a eucaliptocultura, apesar de muitas controvérsias quanto ao seu impacto no ambiente, não pode ser rotulada como causadora de grandes desequilíbrios ambientais, especialmente na perda de solo por processos erosivos. O exemplo clássico é o Vale do Paraíba Paulista, com seis décadas de cultivo do eucalipto, sem que se tenha evidenciado, tecnicamente, desequilíbrios decorrentes de sua presença, seja regionalmente ou localmente. No entanto, uma avaliação contínua, acompanhada por um monitoramento de médio e longo prazos dos principais compartimentos ambientais é essencial para a geração de uma base de informações com registros mais longos, o que auxiliará em avaliações mais precisas dos impactos e benefícios da cultura.  
Observaçao: ISSN: 1516-4961. Acessível em http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1108127 (ID_PAT: 23262)
8
Plano de Ação: 32.12.12.004.00.04  
Descrição: OLIVEIRA, P. de;  TAVARES, S. R. de L.;  MARTINS, A. L. da S.;  RALISCH, R.;  HERNANI, L. C.   Proposta de índice de qualidade participativo do plantio direto para condições de irrigação por pivô central – IQPi.  Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2019. 33 p. (Embrapa Meio Ambiente. Documentos, 119).     
Parceria/partes: UEL - Universidade Estadual de Londrina/PR,   
Conteúdo: O sistema plantio direto é uma prática agrícola conservacionista consolidada no Brasil e representa uma das principais tecnologias de produção sustentável no campo. Para que suas vantagens sejam observadas é importante utilizar o adequado manejo das culturas e do solo, especialmente em condições irrigadas. Este trabalho propõe uma ferramenta de avaliação da qualidade do manejo do sistema plantio direto irrigado, o Índice de Qualidade Participativo do Plantio Direto para Condições de Irrigação por Pivô Central – IQPi, com o objetivo de servir à autoavaliação das práticas de manejo pelo produtor rural, bem como auxiliar a assistência técnica. Trata-se de proposta de revisão e ampliação do IQP 2.0 elaborado pelo Comitê Gestor do IQP, no Paraná em 2015. 
Observaçao: ISSN: 1516-4691. Acessível em ... (ID_PAT: 23903)
9
Plano de Ação: 42.16.04.036.00.06  
Descrição: NEDEL, T.;  SOARES, L. G.;  FORMOLO JUNIOR, M. R.;  SIMIONI, F. J.;  MOREIRA, J. M. M. A. P.;  BUSCHINELLI, C. C. de A.;  OLIVEIRA, V. L. E. de   Cadeia produtiva do eucalipto para uso energético, em Cristalina, Goiás.  Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2019. 27 p. (Embrapa Florestas. Documentos, 332).     
Parceria/partes: Embrapa Florestas (CNPF),  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina,  SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,   
Conteúdo: As análises de cadeias produtivas são uma importante estratégia metodológica para a realização de diagnósticos e prospecção de demandas. Elas permitem uma visão mais holística e abrangente, ou seja, um enfoque sistêmico que possibilita a percepção e a avaliação de interações entre diferentes segmentos da cadeia. Assim, o estudo de uma cadeia produtiva permite melhor compreensão das complexidades que envolvem os sistemas de produção, de forma a oferecer subsídios para decisões gerenciais adequadas. Neste sentido, a cadeia produtiva caracteriza-se como uma unidade de análise, cujos enfoques podem ser direcionados para a avaliação do seu desempenho competitivo, sua sustentabilidade, eficiência e equidade, bem como aos estudos de prospecção de demandas da cadeia para o aumento da sua competitividade. Enfim, possibilita identificar e trazer à tona informações que são importantes para os tomadores de decisão, tanto no ambiente público como privado, como também no âmbito local ou nacional. No setor florestal, considerar as cadeias produtivas como objeto de análise é ainda mais relevante, uma vez que os produtos das florestas plantadas se prestam para usos múltiplos, de modo que as diferentes cadeias que compõem o complexo produtivo de base florestal (celulose e papel, painéis, móveis, energia, etc.) são interconectadas, o que configura maior complexidade de análise. Neste contexto, esta publicação disponibiliza resultados de um diagnóstico da cadeia produtiva do eucalipto para geração de energia, no polo produtivo de Cristalina (GO), visando a identificação de fatores críticos que limitam o seu desempenho competitivo, com foco no uso do eucalipto para fins energéticos. 
Observaçao: ISSN: 1980-3958. Acessível em http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1115421 (ID_PAT: 24224)
10
Plano de Ação: 42.16.04.036.00.06  
Descrição: FORMOLO JUNIOR, M. R.;  NEDEL, T.;  SIMIONI, F. J.;  MOREIRA, J. M. M. A. P.;  BUSCHINELLI, C. C. de A.;  OLIVEIRA, V. L. E. de   Cadeia produtiva do eucalipto para uso energético, em Rio Verde, Goiás.  Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2019. 25 p. (Embrapa Florestas. Documentos, 331).     
Parceria/partes: Embrapa Florestas (CNPF),  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina,  SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,   
Conteúdo: As análises de cadeias produtivas são uma importante estratégia metodológica para a realização de diagnósticos e prospecção de demandas. Elas permitem uma visão mais holística e abrangente, ou seja, um enfoque sistêmico que possibilita a percepção e a avaliação de interações entre diferentes segmentos da cadeia. Assim, o estudo de uma cadeia produtiva permite melhor compreensão das complexidades que envolvem os sistemas de produção, de forma a oferecer subsídios para decisões gerenciais adequadas. Neste sentido, a cadeia produtiva caracteriza-se como uma unidade de análise, cujos enfoques podem ser direcionados para a avaliação do seu desempenho competitivo, sua sustentabilidade, eficiência e equidade, bem como aos estudos de prospecção de demandas da cadeia para o aumento da sua competitividade. Enfim, possibilita identificar e trazer à tona informações que são importantes para os tomadores de decisão, tanto no ambiente público como privado, bem como no âmbito local ou nacional. No setor florestal, considerar as cadeias produtivas como objeto de análise é ainda mais relevante, uma vez que os produtos das florestas plantadas se prestam para usos múltiplos, de modo que as diferentes cadeias que compõem o complexo produtivo de base florestal (celulose e papel, painéis, móveis, energia etc.) são interconectadas, o que configura maior complexidade de análise. Neste contexto, esta publicação disponibiliza resultados de um diagnóstico da cadeia produtiva do eucalipto para geração de energia, no polo produtivo de Rio Verde (GO), visando a identificação de fatores críticos que limitam o seu desempenho competitivo, com foco no uso do eucalipto para fins energéticos. 
Observaçao: ISSN: 1980-3958. Acessível em http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1115310 (ID_PAT: 24225)
11
Plano de Ação: 46.16.04.003.00.02  
Descrição: RODRIGUES, G. S.;  COSTA, J. R. da;  MARTINS, G. C.   Análise do desempenho socioambiental de propriedade agrícola na Zona Rural de Manaus, AM.  Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, 2019. 25 p. (Embrapa Amazônia Ocidental. Documentos, 145).     
Parceria/partes: Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA),   
Conteúdo: O presente trabalho visa apresentar a análise do desempenho socioambiental e econômico da propriedade agrícola “Jardim do Éden”, por meio do método Ambitec-Agro, em que foram desenvolvidas atividades vinculadas a ações de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental. O estudo pretende verificar a hipótese de que a adoção de tecnologias, considerando toda a propriedade agrícola, gera impactos positivos e, ao mesmo tempo, é capaz de embasar novas recomendações de práticas de manejo e adoção de tecnologias que favoreçam a melhor gestão das propriedades agrícolas. 
Observaçao: ISSN: 1517-3135. Acessível em ... (ainda não disponível em 17/01/2020) (ID_PAT: 24342)
Voltar