PAT 2020 - Patente requerida
1
Plano de Ação: .....  
Descrição: MAY, A.;  GRAY, G. R.;  CARVALHO, P. H. V. de;  CERRI, D. G. P.;  ALBRECHT NETO, E.;  MORANDI, M. A. B.   Processo para produção de produtos bioestimulantes.  Patente de invenção INPI nº: BR 10 2020 013653 4.     
Parceria/partes: Revbio Sanidade e Nutrição Vegetal Ltda.,  Tavares Propriedade Intelectual Ltda.,   
Conteúdo: A presente invenção divulga processos para a produção de probióticos vegetais, promotores de crescimento e incremento da produtividade de plantas cultivadas, advindos de plantas sadias de diferentes espécies agrícolas conhecidas, cultivadas em ambiente controlado, utilizando-se a parte aérea e as raízes das plantas como fonte dos produtos estabilizados, podendo ser aplicados no sulco de semeio, no ato do plantio; por envolvimento das sementes, logo antes do semeio; ou em plantas recém germinadas/em desenvolvimento, por pulverização foliar. Os produtos estabilizados são obtidos de plantas sadias, cultivadas em condições controladas, extraídos por prensagem hidráulica à frio ou extrusão à frio da massa fracionada da parte aérea vegetal ou lavagem do solo rizosférico aderido às raízes, com posterior processo de beneficiamento e estabilização, capazes de promover a inoculação com microrganismos benéficos e substâncias químicas orgânicas associadas em futuras plantas de mesma espécie cultivadas, posteriormente ao tratamento realizado, em ambientes desequilibrados ou com estresse biótico, devido ao uso excessivo de agroquímicos e práticas de manejo inadequadas. 
Observaçao:  (ID_PAT: 24712)
2
Plano de Ação: 16.00.2.50.01.16  
Descrição: MEDUGNO, C. C.   Sistema do tipo cristal líquido contínuo contendo co-solvente portador de substâncias fracamente solúveis em água, seu processo de obtenção e seus usos.  Patente de invenção INPI nº: PI 0705564-1.     
Parceria/partes:  
Conteúdo: A presente invenção se refere a um sistema portador de substâncias fracamente solúveis em água compreendendo (i) um composto lipídico, (ii) um co-solvente e (iii) água, dito sistema sendo um líquido constituído de fase liotrópica em equilíbrio termodinâmico, na forma de fase L3 (fase esponja), obtida a partir de proporções estequiometricamente definidas. A invenção também contempla um processo para a obtenção de dito sistema portador de substâncias fracamente solúveis em água, bem como o seu uso como meio portador de substâncias fracamente solúveis em água, tais como: fármacos, pesticidas, herbicidas, proteínas, aminoácidos, vitaminas, antibióticos, anestésicos e substâncias semelhantes, para a preparação de composições ou como molde para a preparação de nanopartículas de alta porosidade. 
Observaçao:  (ID_PAT: 25471)
3
Plano de Ação: 16.00.2.50.01.16  
Descrição: MELO, I. S. de;  VILELA, E. S. D.;  SILVA, J. L. da;  NASCIMENTO, R. dos S.;  FERREIRA, A. G.;  RODRIGUES FILHO, E.;  BOFFO, E. F.;  VALENTE, A.   Processo para produção e isolamento de ácido micofenólico e seus sais.  Patente de invenção INPI nº: PI 1103674-5.     
Parceria/partes: UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - campus São Carlos,   
Conteúdo: A presente invenção pertence ao campo dos processos de produção do ácido micofenólico e seus sais, mais especificamente, a um processo de produção e isolamento do ácido cristalizado na extração líquido/líquido de um Penicillium sp.CASP5, isolado do fruto do café (Coffea arabica L.) em coco ou beneficiado após assepsia. 
Observaçao:  (ID_PAT: 25472)
4
Plano de Ação: 16.00.2.50.01.16  
Descrição: CHAIM, A.;  MANZATTO, C. V.;  MORANDI, M. A. B.;  WADT, L. G. R.   Dispositivo de indução para eletrificação de jatos de gotas de bicos hidráulicos.  Patente de invenção INPI nº: BR 102015025940-9.     
Parceria/partes:  
Conteúdo: A presente invenção se situa no campo da pulverização eletrostática, e trata especificamente de dispositivos de indução acopláveis a bicos hidráulicos, provendo um meio de converter dipositivos de pulverização convencionais em dipositivos de pulverização eletrostática. As soluções de dispositivo de indução da presente invenção referem-se, em essência, a uma estrutura suporte para um eletrodo de indução, e um eletrodo de indução. A estrutura suporte constitui o corpo do dispositivo de indução é conformada em material altamente hidrófobo, e o eletrodo de indução é confeccionado em arame de aço inoxidável e possui dimensões reduzidas. O eletrodo de indução assume geometria aneliforme para uso com bicos hidráulicos de jato cone e geometria em arranjo de hastes paralelas para uso com bicos hidráulicos de jato leque. Os sistemas de pulverização eletrostática resultantes, gerados pela associação das presentes soluções de dispositivo de indução a bicos hidráulicos, operam com baixas magnitudes de tensão e objetivam reduzir o fenômeno de retroatração de gotas carregadas eletricamente, bem como evitar o acúmulo excessivo de líquido sobre as superfícies expostas do dispositivo. O fenômeno de retroatração de gotas provoca o molhamento excessivo do dispositivo pulverizador, afetando diretamente sua eficiência de operação e, por conseguinte, a qualidade do processo de deposição eletrostática. 
Observaçao:  (ID_PAT: 25494)
Voltar