PAT 2021 - Folder/ folheto/ cartilha
1
Plano de Ação: 04.14.07.001.00.04  
Descrição: PIMENTEL, A. E. B.;  ABREU, L. S. de;  CONTRIGIANI, A. C.   Cartilha: Agricultura Familiar.  Araras: UFSCar/CPOI, 2021. 14 p. (Coleção Agroecologia em Foco)     
Parceria/partes: UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - campus Araras,   
Observaçao: ISBN: 978-65-86558-37-1. Disponível em: https://www.sibi.ufscar.br/arquivos/agricultura-familiar.pdf (ID_PAT: 27365)
2
Plano de Ação: 16.00.2.50.01.16  
Descrição: AZANIA, C. A. M.;  AZANIA, A. A. de P. M.;  CIRILO, L. C.;  CERDEIRA, A. L.   Folheto: Fundamentos para aplicação de herbicidas em cana-de-açúcar.  Campinas, SP: Instituto Agronômico, 2021. 31 p. (Série Tecnologia APTA. Boletim técnico IAC, 229) on-line.     
Parceria/partes: IAC - Instituto Agronômico,  ProCultivare Experimentacão, Capacitacão Técnica e Consultoria Agrícola Ltda.,   
Conteúdo: Resumo: Os herbicidas são utilizados na agricultura como ferramenta para o controle químico das plantas daninhas nas diferentes culturas agrícolas devido ao custo-benefício que proporcionam. Particularmente, em cana-de-açúcar permitem que extensas áreas recebam a aplicação no mesmo dia, sendo que seu efeito residual é capaz de conter os fluxos de emergência das plantas daninhas entre 50 e 90 dias, dependente da molécula utilizada. Entretanto, é muito comum haver dúvida na escolha dos herbicidas e por falta de conhecimento, escolher moléculas inapropriadas para cada ocasião. Com isso, a eficácia e seletividade das moléculas são comprometidas, podendo inclusive contaminar o ambiente. Neste contexto, este boletim foi elaborado para auxiliar produtores e técnicos quanto à escolha dos herbicidas a serem aplicados nos canaviais. A metodologia utilizada foi segmentada em fundamentos, sendo o primeiro representado pela identificação da flora daninha e a construção de históricos de infestação, o segundo pela água disponível no solo de acordo com a época almejada à aplicação dos herbicidas, o terceiro pela físico-química das moléculas ajustadas à época da aplicação e o quarto fundamento pela dose dos herbicidas de acordo com a textura do solo (argilosa, média ou arenosa). Ao final, o profissional, ao seguir cada fundamento, elegerá moléculas herbicidas mais adequadas ao momento da sua aplicação, o que possibilitará seletividade à cultura, além de melhor eficácia de controle e proteção ambiental. 
Observaçao: ISSN: 1809-7936. Disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/publicacoes/arquivos/iacbt229.pdf (ID_PAT: 28133)
3
Plano de Ação: 21.17.02.001.05.06  
Descrição: SONODA, K. C.;  ISHIKAWA, M. M.   Folheto: História de pescador: o caso do peixe com larvas nos olhos.  Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2021.  47 p.   
Parceria/partes:  
Conteúdo: Resumo: O livro apresenta, de forma forma leve e descontraída, a ocorrência de larvas de parasitos em peixes, as causas e os problemas que podem causar à saúde animal e humana. Também são abordados os temas do monitoramento da qualidade da água, segurança dos alimentos e preservação do meio ambiente. 
Observaçao: ISBN: 978-65-87380-24-7. Acessível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1132902 (ID_PAT: 27751)
Voltar