PAT 2022 - Série Documentos
1
Plano de Ação: .....  
Descrição: FARIA, M. R. de;  MASCARIN, G. M.;  SOUZA, D. A. de;  LOPES, R. B.   Controle de qualidade de produtos comerciais à base de fungos para o manejo de invertebrados (insetos, ácaros, nematoides) em sistemas agropecuários.  Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2022. 48 p. (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 377).     
Parceria/partes: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen),   
Conteúdo: Este documento segue o mesmo princípio de uma relevante iniciativa denominada Projeto Qualibio, de 2008, que teve como propósito o desenvolvimento e padronização de metodologias para avaliação da qualidade dos produtos biológicos, com foco naqueles à base do fungo antagonista Trichoderma e bactérias do gênero Bacillus. Já naquela época se reconhecia a necessidade de protocolos harmonizados para que os fabricantes pudessem investir na melhoria de seus produtos biológicos, buscando alcançar padrões mínimos de qualidade e, ao mesmo tempo, que os órgãos oficiais pudessem contar com metodologias apropriadas para a inspeção e fiscalização. A presente publicação preenche uma lacuna ao discutir em profundidade a harmonização de critérios técnicos para a averiguação da qualidade de produtos comerciais à base de fungos de invertebrados. 
Observaçao: ISSN: 0102 0110. Acessível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1139001 (ID_PAT: 29013)
2
Plano de Ação: .....  
Descrição: PELLEGRINO, G. Q.;  MATSUURA, M. I. da S. F.;  NASCIMENTO, A. F. do;  ALVES, B. J. R.;  LIMA, C. E. P.;  SANTI, A.;  ZANATTA, J. A.;  MADARI, B. E.;  MARQUES, T. R.;  ANGELOTTI, F.;  ZACHARIAS, A. O.;  GUARDA, V. D. A.   Portfólio de mudanças climáticas da Embrapa: atuação, oportunidades e desafios para inovação.  Campinas: Embrapa Agricultura Digital, 2022. 40 p. (Embrapa Agricultura Digital. Documentos, 182).     
Parceria/partes: **(DENOMINAÇÃO ALTERADA) Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA),  Embrapa Agrobiologia (CNPAB),  Embrapa Agrossilvipastoril (CPAMT),  Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF),  Embrapa Florestas (CNPF),  Embrapa Hortaliças (CNPH),  Embrapa Trigo (CNPT),  Embrapa Sede - Secretaria de Inovação e Negócios (SIN),   
Conteúdo: Este documento tem a intenção de apresentar ao público geral, interno e externo à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as principais diretrizes de seu Portfólio de Mudanças Climáticas, bem como suas oportunidades e desafios de inovação e uma análise dos resultados e ativos já obtidos e previstos nos projetos em execução. Nesse sentido, procura revisar e complementar o “Relatório institucional produzido pelo Grupo de Trabalho para a reestruturação do Portfólio de Mudanças Climáticas da Embrapa”, gerado no contexto de atuação do “Grupo de Trabalho para a Reestruturação do Portfólio de Mudanças Climáticas da Embrapa” e enviado à Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em 21/12/2018. Incorpora, portanto, parte daquele texto e inclui novos argumentos e atualizações.  
Observaçao: ISSN: 2764-2488. Acessível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1139548 (ID_PAT: 30020)
3
Plano de Ação: 16.00.2.50.01.16  
Descrição: FERREIRA, R. R. M.;  RODRIGUES, G. de P. ;  TOSTO, S. G.;  PEREIRA, L. C.   Valoração econômica da perda de solos no cenário atual e conservacionista da Bacia Hidrográfica do Rio Iquiri (Ituxi), AC.  Campinas, SP: Embrapa Territorial, 2022. 18 p. (Embrapa Territorial. Documentos, 142).     
Parceria/partes: Embrapa Territorial (CNPM),   
Conteúdo: Neste estudo é apresentado uma estimativa e análise da valoração econômica do custo de reposição os nutrientes perdidos no processo de erosão, bem como uma avaliação dos serviços ecossistêmicos no cenário atual e de integração pecuária?floresta com práticas conservacionistas nas lavouras da área de estudo, na Bacia Hidrográfica do Rio Iquiri (Ituxi), no município de Acrelândia, AC. 
Observaçao: ISSN: 0103-7811. Disponível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151447 (ID_PAT: 31925)
4
Plano de Ação: 20.20.00.045.00.02  
Descrição: BUSCHINELLI, C. C. de A.;  REIS, C. A. F.;  SANTOS, A. M.;  PACHECO, A. R.;  RODRIGUES, G. S.   Desempenho socioambiental da integração lavoura-pecuária-floresta na Unidade de Referência Tecnológica Fazenda Boa Vereda.  Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2022. 23 p.(Embrapa Meio Ambiente. Documentos, 135).     
Parceria/partes: Embrapa Florestas (CNPF),   
Conteúdo: Dentre as principais inovações voltadas à intensificação sustentável da produção agropecuária, os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) têm se destacado, ao prover condições para ampliação e diversificação produtiva, com aproveitamento racional dos recursos naturais e eficiência no uso de insumos, conservação da qualidade ambiental, promoção da rentabilidade e da qualidade de vida dos produtores rurais. Na presente pesquisa, um estabelecimento de referência em ILPF foi analisado em relação à sustentabilidade, servindo de unidade demonstrativa do método Ambitec-Agro, das contribuições da adoção do sistema ILPF, e da possibilidade de realização de uma agropecuária sustentável. O trabalho detalha um amplo conjunto de aspectos e indicadores, em abordagem multicritério, e se faz acompanhado do sistema operacional utilizado na obtenção de evidências em campo, análise, interpretação e comunicação dos índices de sustentabilidade, servindo como um instrumento de transferência metodológica e um guia para exercícios similares. Com isso, contribui para a ampliação da base de informações para uma agropecuária sustentável, ambientalmente saudável, economicamente próspera, e socialmente favorável. 
Observaçao: ISSN: 1516-4691. Acessível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1144182 (ID_PAT: 29799)
5
Plano de Ação: 20.20.00.045.00.02  
Descrição: VEDOVOTO, G. L.;  MARQUES, D. V.;  VALENTE, L. C. M.;  RODRIGUES, G. S.   Avaliação de impactos de tecnologias agropecuárias na Embrapa: dimensão Desenvolvimento Institucional.  Jaguariúna, SP: Embrapa Ambiente, 2022. 22 p. (Embrapa Meio Ambiente. Documentos, 136).     
Parceria/partes: UFF - Universidade Federal Fluminense,  Embrapa Sede - Superintendência Estratégica (SUEST) ,   
Conteúdo: O presente estudo introduz uma proposta metodológica aplicada à avaliação de impactos na dimensão Desenvolvimento Institucional (módulo Ambitec-Des.Institucional), que integra indicadores de alterações geradas pelos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na base de conhecimentos, na capacitação e na política institucional. Visando à agregação de critérios e indicadores de impacto verificáveis para esta dimensão, quatro aspectos são propostos, relativos à Capacidade Relacional, à Capacidade Científico-Tecnológica, à Capacidade Organizacional e aos Produtos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Esta abordagem baseou-se na dimensão “Capacitação” de um método conhecido como ESAC (impactos Econômicos, Sociais, Ambientais e de Capacitação), desenvolvido com a equipe do Lab-Geopi/Unicamp, como parte do projeto “Políticas Públicas para a Inovação Tecnológica na Agricultura do Estado de São Paulo: Métodos para Avaliação de Impactos de Pesquisa”, do Programa de Políticas Públicas da Fapesp. O conjunto de critérios e indicadores de Desenvolvimento Institucional, proposto no presente módulo do sistema Ambitec-Agro, representa uma oportunidade adicional para a expressão e registro dos resultados dos projetos e das contribuições das equipes de pesquisa e transferência de tecnologias, no âmbito da(s) instituição(ões) geradora(s) da pesquisa. 
Observaçao: ISSN: 1516-4691. Acessível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1147435 (ID_PAT: 31550)
6
Plano de Ação: 20.20.01.014.00.04  
Descrição: CARVALHO, C. G. P.;  OLIVEIRA, K. F. de;  AMABILE, R. F.;  GODINHO, V. de P. C.;  RAMOS, N. P.;  BRIGHENTI, A. M.   Informes da avaliação de genótipos de girassol 2020/2021 e 2021.  Londrina, PR: Embrapa Soja, 2021. 52 p. (Embrapa Soja. Documentos, 442).     
Parceria/partes: Embrapa Cerrados (CPAC),  Embrapa Gado de Leite (CPNGL),  Embrapa Rondônia (CPAF-Rondônia),  Embrapa Soja (CNPSO),  UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Londrina/PR,   
Conteúdo: Este documento tem por objetivo informar os resultados referentes à Rede de Ensaios de Avaliação de Genótipos de Girassol, conduzidos na safra de 2020/2021 (primavera/verão) e na safrinha de 2021 (verão/outono). Sob a coordenação da Embrapa Soja, colaboradores e representantes de 11 Estados - Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins - e do Distrito Federal conduziram uma rede de Ensaios Finais de Primeiro e de Segundo Ano (Tabelas 1 e 2) para avaliação de híbridos de girassol. O objetivo da rede de ensaios é avaliar genótipos de girassol de diferentes empresas em diferentes regiões agrícolas do Brasil. 
Observaçao: ISSN: 2176-2937. Acessível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1142319/1/Doc-442.pdf (ID_PAT: 29222)
7
Plano de Ação: 20.20.01.014.00.04  
Descrição: CARVALHO, C. G. P.;  OLIVEIRA, K. F. de;  AMABILE, R. F.;  GODINHO, V. de P. C.;  RAMOS, N. P.;  BRIGHENTI, A. M.   Informes da avaliação de genótipos de girassol 2021/2022 e 2022.  Londrina: Embrapa Soja, 2022. 54 p. (Embrapa Soja. Documentos, 451).      
Parceria/partes: Embrapa Cerrados (CPAC),  Embrapa Gado de Leite (CPNGL),  Embrapa Rondônia (CPAF-Rondônia),  Embrapa Soja (CNPSO),   
Conteúdo: Este documento tem por objetivo informar os resultados referentes à Rede de Ensaios de Avaliação de Genótipos de Girassol, conduzidos na safra de 2021/2022 (primavera/verão) e na safrinha de 2022 (verão/outono). Sob a coordenação da Embrapa Soja, colaboradores e representantes de nove Estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins - e do Distrito Federal conduziram uma rede de Ensaios Finais de Primeiro e de Segundo Ano (Tabelas 1 e 2) para avaliação de híbridos de girassol. As atividades estão contempladas na programação de pesquisa da Embrapa, por meio do projeto 20.20.01.014.00.00 intitulado “Desenvolvimento de cultivares de girassol visando melhoria na qualidade de óleo e no manejo da cultura, período 2021 a 2025”. O objetivo da rede de ensaios é avaliar genótipos de girassol de diferentes empresas em diferentes regiões agrícolas do Brasil. 
Observaçao: ISSN: 2176-2937. Acessível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151014 (ID_PAT: 31985)
Voltar