PAT 2022 - Resumo em Anais de Congresso
1
Plano de Ação: .....  
Descrição: FILGUEIRAS, M. D. G.;  MATOS, R. DA S.;  BARRETO, L. P.;  MASCARIN, G. M.;  PRATA, M. C. de A.;  MONTEIRO, C.;  FERNANDES, E. K. K.   Potencial de Hetororhabditis bacteriophora HP88 (Nematoda: heterorhabditidae) para controle de Rhipicephalus microplus (Acari: ixodidae): do laboratório para o campo.  In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ACAROLOGIA, 7., 2021. Acarologia em tempos de conectividade: [resumos]. México: Sociedad Latinoamericana de Acarologia, 2022.     
Parceria/partes: Embrapa Gado de Leite (CPNGL),  UFG - Universidade Federal de Goiás,   
Conteúdo: O presente estudo avaliou, em laboratório, a patogenicidade do nematoide Heterorhabditis bacteriophora HP88 sobre fêmeas de Rhipicephalus microplus com diferentes níveis de ingurgitamento (150, 200, 250, 300 e 350 mg), e sobre fêmeas provenientes de diferentes populações (1 a 8). 
Observaçao: Acessível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1142781/1/Potencial-Heterorhabditis.pdf (ID Ainfo CNPMA 17156)  (ID_PAT: 29393)
2
Plano de Ação: .....  
Descrição: ROGGIA, S.;  BUENO, A. de F.;  OLIVEIRA, M. C. N. de;;  GREGO, C. R.;  KOGA-VICENTE, A.;  VICENTE, L. E.   Aplicação localizada de parasitoide de ovos e inseticida químico para o manejo do percevejo Euschistus heros em soja.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 9., 2022, Foz do Iguaçu. Desafios para a produtividade sustentável no Mercosul: resumos. Brasília, DF: Embrapa, 2022.  p. 98.   
Parceria/partes: Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA),  Embrapa Soja (CNPSO),   
Conteúdo: Devido a variabilidade espacial de percevejos na lavoura, o seu controle quando realizado com base na densidade média da área pode incorrer tanto em intervenção tardia em partes do talhão quanto aplicação desnecessária em outras. O trabalho objetivou estudar o manejo do percevejo Euschistus heros com aplicação localizada do parasitoide de ovos Telenomus podisi e inseticida químico. O estudo foi conduzido em Bela Vista do Paraiso, PR, na safra 2019/2020. Em 20 ha, 80 pontos foram amostrados semanalmente ao longo do ciclo, com 2 batidas de pano/ponto. Os dados foram registrados e georreferenciados com o APP Agrotag, desenvolvido pela Embrapa. Foi procedida análise geoestatística, interpolação por krigagem e geração de mapas com zonas de manejo. Em metade da área foi liberado parasitoide e em outra foi pulverizado inseticida químico nas zonas com densidade a partir de 0,5 e 2,0 percevejos/pano, respectivamente. Os parasitoides foram liberados manualmente e o inseticida químico foi aplicado com pulverizador John Deere com controle de abertura individual de pontas, orientadas pelo mapa. Em paralelo foram conduzidas duas áreas de MIP com controle biológico e químico em área total. Ao final do ciclo foi colhido 1,35m² de soja por ponto para estimada a produtividade e percentual de grãos picados por percevejos. O controle químico localizado reduziu em 17% o uso de inseticida em relação a aplicação em área total no MIP, onde foram realizadas duas pulverizações e em 45% em relação ao manejo do agricultor que realizou três pulverizações. Nas áreas com uso de parasitoides foi realizada apenas uma pulverização com inseticida químico no final do ciclo e a liberação localizada reduziu 66% da área tratada com parasitoide. O percentual de grãos picados foi 64% e 44% menor nos sistemas com controle localizado com parasitoide e inseticida químico, respectivamente, em relação a esses manejos aplicados em área total. Os sistemas de manejo não afetaram a produtividade. 
Observaçao: Acessível em: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143054 (ID_PAT: 30009)
3
Plano de Ação: .....  
Descrição: GAZZIERO, D. L. P.;  BARROSO, A. A. M.;  ADEGAS, F. S.;  KARAM, D.;  SILVA, A. F. da;  CERDEIRA, A. L.   Efeitos do protetor de volatilidade nas aplicações de Dicamba.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 9., 2022, Foz do Iguaçu. Desafios para a produtividade sustentável no Mercosul: resumos. Brasília, DF: Embrapa, 2022.  p. 251.   
Parceria/partes: Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS),  Embrapa Soja (CNPSO),  UFPR - Universidade Federal do Paraná,   
Conteúdo: A possibilidade de volatilização do herbicida Dicamba para áreas com culturas sensíveis, vem ocasionando preocupação a produtores e técnicos. O objetivo do trabalho foi avaliar a volatilidade do Dicamba aplicado isolado e em mistura com duas formulações de glifosato, com e sem a presença de redutor de volatilidade. O experimento foi instalado no delineamento de blocos ao acaso, com 4 repetições. Os tratamentos corresponderam a aplicação de Dicamba (DGMA) isolado, em mistura com glifosato nas formulações sal de amônio e potássica com e sem redutor de volatilidade (2% v/v), além uma testemunha não tratada. A aplicação dos tratamentos foi realizada fora da área das parcelas, sobre caixas com as dimensões de 0,5 x 0,35 x 0,16 m (C x L x A), contendo solo, em sua capacidade de campo, previamente coletado na área experimental. Imediatamente após a aplicação, as caixas foram levadas para a área central das parcelas, cultivadas com soja cultivar BRS 543 RR, não tolerante a Dicamba. Foram colocadas duas caixas em cada parcela, de 4 linhas de soja com 3 m de comprimento. As parcelas foram cobertas por uma lona plástica, em formato de túnel, com altura de 70 cm, por 48 horas. A soja se encontrava no estágio V3. As avaliações foram realizadas nas quatro linhas centrais de cada parcela. Foram feitas avaliações visuais de fitointoxicação e ao final do ciclo da cultura, a altura das plantas, o número de ramificações, o comprimento da haste principal, a morte da gema apical e o peso de 1.000 grãos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, e a comparação de médias pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os resultados indicam que o uso do protetor de volatilidade pode reduzir a fitoxicidade e os danos ocasionados pelo herbicida, quando utilizado nos tratamentos com Dicamba isolado ou em mistura glifosato na formulação sal potássico. Com base nos dados obtidos, não se recomenda a mistura de Dicamba com glifosato sal de amônio. 
Observaçao: Acessível em: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143054 (ID_PAT: 30010)
4
Plano de Ação: .....  
Descrição: GAZZIERO, D. L. P.;  CERDEIRA, A. L.;  BARROSO, A. A. M.;  ADEGAS, F. S.;  SILVA, A. F. da;  KARAM, D.   Sensibilidade da soja não tolerante ao herbicida dicamba quando submetida a doses reduzidas do produto.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 9., 2022, Foz do Iguaçu. Desafios para a produtividade sustentável no Mercosul: resumos. Brasília, DF: Embrapa, 2022.  p. 252.   
Parceria/partes: Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS),  Embrapa Soja (CNPSO),  UFPR - Universidade Federal do Paraná,   
Conteúdo: A possibilidade de deriva do herbicida Dicamba para áreas com culturas sensíveis, vem causando preocupação a produtores e técnicos. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de doses reduzidas do Dicamba em soja não tolerante. A pesquisa foi conduzida na Embrapa Soja em Londrina, Paraná. O Dicamba foi aplicado sobre a soja não tolerante, simulando uma situação de deriva, em dois estágios de desenvolvimento, sendo o primeiro no estágio V3 / V4, e o segundo no R1/R2. As doses utilizadas foram; 0,00; 0,02; 0,04; 0,08; 0,15; 0,30; 0,60; 1,20; 2,40; e 4,80 g ae ha-1 ou seja, variando de 0 a 1 % da dose recomendada (480,00 g ae ha-1). Os dados foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas ao teste de Tukey a 5%. A interpretação conjunta dos dados demonstra que dependendo da dose e do momento em que ocorre o contato do produto com a soja, pode resultar em elevada fitointoxicação e alteração de alguns dos parâmetros avaliados. Tanto em V3 como em R1 houve diminuição na altura de planta e da haste principal e no número de vagens por haste, nesse caso mais em R1. O número de ramificações aumentou nas duas épocas. Por outro lado, o uso da maior dose ocasionou aumento no número de vagem por planta (v/p) em V3 com 56,3 (v/p), mas não variou em R1 com 38,4 n(v/p). E em relação ao número de sementes por vagem, quando aplicado em V3 (não foi constatada diferença entre a testemunha e os tratamentos. No entanto, em R1 constatou-se redução deste parâmetro para 1,71 na maior dose. As diferenças de produtividade não foram significativas em V3, mas foram em R1. A soja é altamente sensível ao Dicamba e mostrou um impacto visual muito agressivo nas avaliações de fitotoxicidade. No entanto, pode apresentar capacidade de recuperação caso o contato com o produto ocorra no estádio vegetativo V3, enquanto no estádio reprodutivo R1 possibilidade de recuperação é menor. 
Observaçao: Acessível em: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143054 (ID_PAT: 30011)
5
Plano de Ação: .....  
Descrição: VIEIRA, R. F.;  LUIZ, A. J. B.   Diazotrophic plant growth-promoting bacteria in sugarcane.  In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF SAINS TANAH - SOIL SCIENCE, AGRICULTURE, & ENVIRONMENT, 1., 2022. [Abstracts...]. Surakarta City: Sebelas Maret University, 2022.  p. 56.   
Parceria/partes:  
Conteúdo: Due to the environmental problems resulting from N-fertilizer application in sugarcane, techniques such as the inoculation with diazotrophic plan-growth promotion bacteria (DPGPB) (BI) have shown very satisfactory results. After the sugarcane harvest, a large amount of trash is left on the ground. This residue represents a large part of the energy contained in this culture, and for this reason its removal has been suggested for other purposes. However, the amount of residue to be removed from the soil where the sugarcane was inoculated with DPGPB on the soil enzymatic processes has not been clearly demonstrated. This work was conducted in order to evaluate this gap comparing them with the treatment that received N-fertilizer (NF). The acid phosphatase activity (APA) was lower in BI treatment. This fact may be associated with an increase in root growth in the inoculated plants, allowing the P uptake in areas further away from the roots. Urease was higher in BI treatment at all trash levels, indicating a possible greater mineralization of organic N in this treatment. In the same way the β-glucosidase was higher in BI treatment, but without effect of the trash levels. The lower APA in BI treatment may indicate a beneficial effect of DPGPB not only with regard to nitrogen fertilization, but also in relation to phosphate fertilization.  
Observaçao: Website do evento: https://icosata.uns.ac.id/ (ID_PAT: 30044)
6
Plano de Ação: .....  
Descrição: VIEIRA, R. F.;  LUIZ, A. J. B.   Effect of diazotrophic plant growth-promotion bacteria on soil microorganism activities.  In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF SAINS TANAH - SOIL SCIENCE, AGRICULTURE, & ENVIRONMENT, 1., 2022. [Abstracts...]. Surakarta City: Sebelas Maret University, 2022.  p. 57.   
Parceria/partes:  
Conteúdo: The input of N-fertilizers used in the Brazilian sugarcane production systems are still low compared to other regions of the world, which have similar yields. However, the extensive cultivation area places the crop as the second largest demander of nitrogen fertilizers in the country, responsible for 22% of the country’s N-fertilizers consumption. The use of diazotrophic plant growth-promotion bacteria (DPGPB) has emerged as a promising technique to attenuate that problem. The potential contribution of DPGPB on the biological fixation of N2 was reported to be up 70% of total nitrogen incorporated by some sugarcane varieties. However, it is important to know how this management can affect the microorganism activities that are important in soil nutrient recycling. This work was carried out in order to compare the soil basal respiration (BR) and the total microbial activities using the fluorescein diacetate analysis (FDA), in an area cultivated with sugarcane (1st ratoon), which received nitrogen fertilizer or inoculant. The analysis were carried out eight months after the plant-cane was harvested. Although the evaluated areas had different amounts of straw kept on the soil, this factor did not affect the microbiological activities. It was found that BR and FDA were 21% and 19% higher in the inoculated treatment, respectively. This may be related to the higher amount of labile C (LC) in the soil resulting from the inoculation. This was demonstrated by the positive correlation between the two parameters and the LC. These results showed a positive effect of inoculation of sugarcane with DPGPB on soil microbial activities.  
Observaçao: Website do evento: https://icosata.uns.ac.id/ (ID_PAT: 30045)
7
Plano de Ação: .....  
Descrição: DUARTES, E. J. T.;  CIRILO, L. C.;  CERDEIRA, A. L.;  BELUCI, L. R.;  BONETI, J. E. B.;  AZANIA, C. A. M.;  BIDÓIA, V. S.   Seletividade e controle de grama-seda em aplicações sequenciais de herbicidas em cana-planta.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 32., 2022, Rio Verde. Anais... Londrina: SBCPD; Rio Verde: Universidade de Rio Verde, 2022.  p. 372.   
Parceria/partes: IAC - Instituto Agronômico,   
Conteúdo: A grama-seda (Cynodon dactylon) infesta os canaviais, tem suas plantas perenizadas em curto espaço de tempo e consequentemente tornam-se tolerantes aos herbicidas. Para elucidar estratégias de controle objetivou-se avaliar aplicações sequenciais de herbicidas sobre a eficácia de controle da grama-seda e a seletividade sobre a cana-de-açúcar. O experimento de eficácia de controle foi conduzido em vasos de plástico (18 L) preenchidos com solo de textura arenosa e plantados com ramos de C. dactylon. As parcelas foram distribuídas em delineamento inteiramente casualizado e em sala de crescimento, regulada para atender as condições de verão do clima Cwa (Koppen). O experimento de seletividade foi conduzido em cana-planta com parcelas de 7,5 m x 25m e delineamento em blocos casualizados. Ambos os experimentos foram constituídos por 9 tratamentos em cinco repetições, sendo compostos pela aplicação de clomazone + sulfentrazone ou clomazone + indaziflam, cada um precedidos da ausência de herbicidas, imazapyr (aplicado 75 dias antes), clomazone ou indaziflam (aplicados 38 dias antes) e o tratamento testemunha. No experimento de eficácia avaliou-se a porcentagem de controle e a matéria seca das plantas aos 60 dias após a última aplicação e no experimento de seletividade a altura, estande, produtividade dos colmos e perfil isoenzimático da α-esterase aos 315 dias após plantio da cultura. A aplicação de clomazone + sulfentrazone após 38 dias de pousio do clomazone diminuíram a matéria seca de Cynodon dactylon e não prejudicaram a altura, estande e produtividade dos colmos aos 315 dias após plantio. 
Observaçao: Acessível em: https://cbcpd2022.com.br/files/anais_cbcpd.pdf (ID_PAT: 30046)
8
Plano de Ação: .....  
Descrição: BARDELA, V. E. da S.;  CIRILO, L. C.;  AZANIA, A. A. de P. M.;  SILVA, G. E. C. da;  DUARTES, E. J. T.;  CERDEIRA, A. L.;  AZANIA, A. A. de P. M.   Aplicações sequenciais de herbicidas em cana-planta como estratégia de manejo para controle de plantas daninhas.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 32., 2022, Rio Verde. Anais... Londrina: SBCPD; Rio Verde: Universidade de Rio Verde, 2022.  p. 376.    
Parceria/partes: IAC - Instituto Agronômico,   
Conteúdo: A implantação dos canaviais associada ao uso sequencial de herbicidas é indicada para controle de plantas daninhas quando estão estabelecidas em elevadas densidades populacionais. Neste escopo, o objetivo do trabalho foi estudar o controle de cordas-de-viola e capins a partir de aplicações de herbicidas, iniciadas no pré-plantio (com e sem incorporação), complementadas após plantio (préemergência total) e no fechamento do canavial pelo dossel das plantas (“quebra-lombo”). O experimento foi conduzido em cana-planta, cv RB98-5476, e em latossolo vermelho de textura argilosa. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com 10 tratamentos em quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pela testemunha com e sem plantas daninhas, ametryn (1920 g ha-1) + flumioxazin (160 g ha-1), ametryn (1440 g ha-1) + flumioxazin (120 g ha-1) isolado e associado com sulfentrazone (700 e 800 g ha-1), todos com e sem incorporação ao solo antes do plantio. Após plantio, cada tratamento recebeu a reaplicação da dose de ametryn + flumioxazin e após quebra-lombo sulfentrazone (700 g ha-1) + clomazone (1100 g ha-1). As parcelas (7,5 x 8 x 1,5m) receberam semeadura de Panicum maximum, Urochloa decumbens, Digitaria horizontalis, Ipomoea hederifolia, Ipomoea quamoclit e Ipomoea purpurea antes da aplicação em pré-plantio. Todos os tratamentos promoveram controles excelentes (94,0 a 100,0%) sobre as espécies estudadas sem comprometer a produtividade de colmos até aos 400 dias após plantio da cana-de-açúcar. 
Observaçao: Acessível em: https://cbcpd2022.com.br/files/anais_cbcpd.pdf (ID_PAT: 30047)
9
Plano de Ação: .....  
Descrição: FACHARDO, F. R.;  CALDAS, J. V. dos S.;  SILVA, A. G. da;  BRAZ, G. B. P.;  PROCOPIO, S. de O.;  TEIXEIRA, I. R.;  SIMÕES. G. S.   Matocompetição em variedades de soja.   In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 32., 2022, Rio Verde. Anais... Londrina: SBCPD; Rio Verde: Universidade de Rio Verde, 2022.   p. 317.   
Parceria/partes: UEG - Universidade Estadual de Goiás,  Universidade de Rio Verde (UniRV),   
Conteúdo: Um dos fatores limitantes para incrementos na produtividade da cultura da soja é a matocompetição. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da matocompetição em cultivares de soja de diferentes grupos de maturidade relativa. O experimento foi instalado a campo em Rio Verde-GO, no delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 3x4, com cinco repetições. Os tratamentos foram compostos pelas cultivares BMX Flecha® (GMR 6.6), BMX Power® (GMR 7.3) e BMX Bônus® (GMR 7.9) associadas a quatro manejos de plantas daninhas: capinado durante todo o ciclo; capinado até 20 dias após a emergência (DAE); capinado após 20 DAE; e não capinado durante todo o ciclo. Avaliou-se o índice de velocidade de emergência, altura de plantas e a produtividade de grãos, além da identificação e quantificação de plantas daninhas. A partir dos resultados obtidos, pode-se constatar que não houve interação entre os efeitos dos grupos de maturidade relativa das cultivares e os manejos de plantas daninhas para as variáveis analisadas. Os manejos capinado durante todo o ciclo e capinado até 20 DAE proporcionaram maiores produtividade de grãos em todas as cultivares, ao contrário do manejo sem capina das plantas daninhas. O manejo inicial das plantas daninhas também ocasionou alterações na composição da comunidade infestante.  
Observaçao: Acessível em: https://cbcpd2022.com.br/files/anais_cbcpd.pdf (ID_PAT: 30048)
10
Plano de Ação: .....  
Descrição: SIMÕES. G. S.;  CALDAS, J. V. dos S.;  SILVA, A. G. da;  BRAZ, A. J. B. P.;  PROCOPIO, S. de O.;  TEIXEIRA, I. R.;  FACHARDO, F. R.   Herbicidas e qualidade de sementes na cultura da soja.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 32., 2022, Rio Verde. Anais... Londrina: SBCPD; Rio Verde: Universidade de Rio Verde, 2022.  p. 319.   
Parceria/partes: UEG - Universidade Estadual de Goiás,  Universidade de Rio Verde (UniRV),   
Conteúdo: A qualidade fisiológica das sementes pode afetar significativamente o desempenho das plantas de soja. Além de uma boa implantação da cultura, torna-se necessário o manejo adequado de plantas daninhas, tendo como uma das principais opções de controle a utilização de herbicidas em pré-emergência. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar a seletividade de herbicidas aplicados em pré-emergência à cultura da soja implantada com sementes de alta e baixa qualidade fisiológica. O experimento foi implantado a campo no município de Rio Verde-GO, no delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 4x2, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pelo uso de sementes de baixa e alta qualidade fisiológica associados à aplicação dos herbicidas [imazethapyr + flumioxazin], diclosulam e [sulfentrazone + diuron] em pré-emergência, além de um tratamento sem herbicida. Foram avaliados o índice de velocidade de emergência, a fitointoxicação e a produtividade de grãos. A partir dos resultados obtidos pode-se observar que plantas provenientes de sementes de alta qualidade fisiológica demonstraram melhor desempenho fitotécnico em relação às de baixa qualidade fisiológica, com acréscimos no índice de velocidade de emergência e produtividade de grãos. Os herbicidas aplicados em pré-emergência não influenciaram nas características avaliadas, independentemente da qualidade das sementes.  
Observaçao: Acessível em: https://cbcpd2022.com.br/files/anais_cbcpd.pdf (ID_PAT: 30050)
11
Plano de Ação: .....  
Descrição: COSTA, L. S. A. S.;  FARIA, M. R. de;  CHIARAMONTE, J. B.;  MENDES, L. W.;  SEPO, E.;  HOLLANDER, M. de;  FERNANDES, J. M. C.;  CARRIÓN, V. J.;  BETTIOL, W.;  RAAIJMAKERS, J. M.;  MENDES, R.   Repeated exposure of wheat to the fungal root pathogen Bipolaris sorokiniana affects rhizosphere microbiome assembly and disease suppressiveness.  In: PLANT MICROBIOME SYMPOSIUM, 3., 2022, Dundee. Abstracts... Dundee, Scotland: 2022. Ref. S3.1.     
Parceria/partes: Embrapa Trigo (CNPT),  Leiden University,  Netherlands Institute of Ecology - NIOO-KNAW,  CENA/USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura,   
Conteúdo: Soil-borne pathogens induce plant disease suppression by enriching members and activating functions in the rhizosphere microbiome. This is observed in disease suppressive soils, which show a remarkable ability to naturally suppress plant diseases caused by pathogens. Here, we selected two wheat genotypes, contrasting for Bipolaris sorokiniana resistance, to study how the pathogen affects the rhizosphere microbiome. As expected, the cultivation of the susceptible wheat led to a significant reduction in disease severity after five successive cultivation cycles. Conversely, the resistant genotype showed the opposite pattern, increasing disease severity over cycles. While bacterial families Chitinophagaceae, Anaerolineaceae and Nitrosomonadaceae are associated with disease suppression in the susceptible wheat (fourth cycle), Chitinophagaceae and Comamonadaceae are associated with disease resistance in the resistant plant genotype (first cycle). Metagenome analysis revealed that 604 BGCs, out of 2,571 identified by AntiSMASH analysis, were overrepresented during disease suppression in the rhizosphere of the susceptible plant genotype. These BGCs are associated with biosynthesis of terpenes, nonribosomal peptides, polyketides, aryl polyenes and post-translationally modified peptides. The understanding of the rhizosphere microbiome dynamics during disease suppression allows the identification of key microbes and functions to be used in novel strategies to control soil-borne fungal pathogens.  
Observaçao: Acessível em: https://www.conventiondundeeandangus.co.uk/uploads/tinymce/DR/2022/3rd%20Plant%20Microbiome%20Symposium%202022/Abstracts.pdf (ID_PAT: 30056)
12
Plano de Ação: .....  
Descrição: NISHISAKA, C. S.;  QUEVEDO, H. D.;  MENDES, R.   The impact of soil microbiome diversity on rhizosphere microbial communities’ assembly and plant health.   In: PLANT MICROBIOME SYMPOSIUM, 3., 2022, Dundee. Abstracts... Dundee, Scotland: 2022. Ref. S4.4.     
Parceria/partes: USP - Universidade de São Paulo,   
Conteúdo: The rhizosphere microbiome plays a significant role in the host plant’s health, such as defense against soil-borne diseases. However, the understanding of how the rhizosphere soil microbiome diversity impacts plant protection in production systems is still limited. This study aims to evaluate the impact of rhizosphere microbiome diversity in wheat plants inoculated with the soil-borne pathogen Bipolaris sorokiniana, with/without the antagonist Pseudomonas sp. CMAA1741, under a gradient of soil microbiome diversity. We hypothesized that the diversity and functionality of the rhizosphere determine the success of the antagonist bacterium establishment in the rhizosphere. Thus, a bioassay was conducted using natural soil, autoclaved soil, and three different dilutions of natural soil on autoclaved soil. The results showed that antagonist inoculated treatments resulted in higher plant height and root dry mass, while, in soils with low diversity, the severity disease index and the biocontrol effect of the antagonist were higher across all treatments that received the fungal pathogen with/without inoculant, respectively. Sterilized soils inoculated with both agents had the most effectiveness in pathogen biocontrol, with enrichment of Chtoniobacter and Chitinophaga bacterial genera in this treatment. Also, an increase of Chitinophaga bacterial genus and Alternaria, Chaetomium, and Waitea fungal genera were observed when just pathogen was inoculated in soils. 
Observaçao: Acessível em: https://www.conventiondundeeandangus.co.uk/uploads/tinymce/DR/2022/3rd%20Plant%20Microbiome%20Symposium%202022/Abstracts.pdf  (ID_PAT: 30057)
13
Plano de Ação: .....  
Descrição: KAVAMURA, V. N.;  CLARK, I. M.;  MELO, I. S. de;  MAUCHLINE, T. H.   Insights into the rhizosphere microbiome: past and future perspectives  In: PLANT MICROBIOME SYMPOSIUM, 3., 2022, Dundee. Abstracts... Dundee, Scotland: 2022. Ref. S1.K2.     
Parceria/partes: Rothamsted Research,   
Conteúdo: Microorganisms associated to plants can promote plant growth and development through direct and/or indirect mechanisms in addition to enabling them to tolerate biotic and abiotic stresses. Several factors are responsible for shaping the microbiome associated with plants and understanding how they influence the structure and functions of microbial communities is crucial for the development of sustainable agriculture. Using culture-independent methods and soils from Rothamsted Research, I will describe the importance of different factors in determining the root microbiome structure and diversity in wheat. In addition, I will describe a culturedependent approach that led to the development of a microbial product for maize. I also discuss gaps and benefits of taking a multidisciplinary approach to explore the plant microbiome to generate microorganism-based solutions for sustainable intensification of crop production.  
Observaçao: Acessível em: https://www.conventiondundeeandangus.co.uk/uploads/tinymce/DR/2022/3rd%20Plant%20Microbiome%20Symposium%202022/Abstracts.pdf  (ID_PAT: 30058)
14
Plano de Ação: .....  
Descrição: ROGERIO, F.;  BARONCELLI, R.;  CUEVAS-FERNÁNDEZ, F. B.;  BECERRA. S.;  CROUCH, J.;  BETTIOL, W.;  AZCÁRATE-PERIL, M. A.;  MALAPI-WIGHT, M.;  ORTEGA, V.;  BETRAN, J.;  TENUTA, A.;  DAMBOLENA, J. S.   Migration and genetic recombination shape the global population structure of Colletotrichum graminicola, the causal agent of maize anthracnose.   In: CONGRESO DE LA SOCIEDADE ESPAÑOLA DE FITOPATOLOGIA, 20., 2022, València. [Libro de resúmenes...] València: Sociedad Española de Fitopatología, 2022. Póster 172.  p. 290.   
Parceria/partes: Syngenta Seeds La Grangette,  Universidad Nacional de Córdoba,  USDA-Animal and Plant Health Inspection Services,  Bayer Crop Science/Monsanto,  School of Medicine, University of North Carolina,  The Pennsylvania State University,  Universidad de Salamanca,  Università di Bologna,  University of Guelph-Ridgetown,  USDA - United States Department of Agriculture,   
Conteúdo: Maize anthracnose, caused by the ascomycete fungus Colletotrichum graminicola, is an important crop disease worldwide. Understanding the genetic diversity and mechanisms underlying genetic variation in pathogen populations is crucial to the development of effective control strategies. The genus Colletotrichum is largely recognized as asexual, but several species have been reported to have a sexual cycle. We employed a population genomics approach to investigate the genetic diversity and reproductive biology of C. graminicola isolates infecting maize. We sequenced 108 isolates of C. graminicola collected in 14 countries using restriction site-associated DNA sequencing (RAD-Seq) and whole-genome sequencing (WGS). Clustering analyses based on single-nucleotide polymorphisms showed populational differentiation at a global scale, with three genetic groups delimited by continental origin, corresponding to the isolates from South America, Europe, and North America, compatible with short-dispersal of the pathogen, and geographic subdivision. Intra and inter-continental migration was predicted between Europe and South America, likely associated with the movement of contaminated germplasm. Low clonality and evidence of genetic recombination were detected from the analysis of linkage disequilibrium and the pairwise homoplasy index (PHI) test for clonality. Although the sexual state of C. graminicola has only been reported in lab conditions, we showed strong evidence that genetic recombination have a great impact on C. graminicola population structure, in contrast to the traditional view of C. graminicola being mainly clonal. 
Observaçao: Acessível em: https://vlcsef2022.com/wp-content/uploads/2022/11/libro_abstracts_vlcsef2022.pdf
Demais autores: ...; ESKER, P. D. (13°); REVILLA, P. (14°); JACKSON-ZIEMS, T. A. (15°); HILTBRUNNER, J. H. (16°); MUNKVOLD, G. (17°); BUHINIČEK, I. (18°); VICENTE-VILLARDÓN, J. L. (19°); SUKNO, S. A. (20°); THON, M. R. (21°).
Demais parcerias: ...; Spanish National Research Council (CSIC); University of Nebraska–Lincoln; Agroscope Reckenholzstrasse; Iowa State University; Bc Institute for Breeding and Production of Field Crops. (ID_PAT: 31245)
15
Plano de Ação: .....  
Descrição: DUTRA, M. da C. P.;  LIMA, M. dos S.;  ARAUJO, A. J. de B.;  BIASOTO, A. C. T.   Impact of different types of pectinase enzymes on the nutraceutical quality and shelf life of the grape juice.  In: INTERNATIONAL CONGRESS ON BIOACTIVE COMPOUNDS, 2., 2022; INTERNATIONAL WORKSHOP ON BIOACTIVE COMPOUNDS: PERSONAL NUTRITION, AGEING AND FOOD SCIENCE, 3., 2022, Campinas. Proceedings… Campinas: Unicamp, 2022. v. 2, nº 155271.     
Parceria/partes: UFBA - Universidade Federal da Bahia,  IF Sertão-PE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano,   
Conteúdo: Abstract: Grape juice is one of the most consumed juices, due to its pleasant sensory acceptance related to foxy aroma and flavor, natural sweetness, attractive color and freshness. In addition, the product is source of bioactive compounds, with functional benefit properties to the health, according to studied developed in vitro and in vivo. During the grape juice processing, is known that the addiction of commercial enzymatic preparations based on pectinases, when used during the grapes maceration step, can improved process yield and color intensity, decreased the viscosity of the beverage, and increase the bioactive compounds content and antioxidant activity. There are several commercial enzymatic formulations available for application in the market, consisting mainly of pectinases, cellulases and galactosidases. Given this, the goal of this studied was evaluate the influence of different types of commercial enzyme preparations based on pectinases (CEPP) on the physicochemical characteristics (pH, soluble solids and total acidity), color intensity (CI) and tonality, total phenolic compounds (TPC) and antioxidant activity (AOX) of the grape juice during twelve months of shelf life. Juice analysis were performed at two months of intervals, in the times of 0 days, 60 days, 120 days, 180 days, 240 days, 300 days and 360 days of storage at room temperature of the bottles. Grape juices were produced following the formulation adopted by industries of the Northeast region of Brazil, and a mixture of Isabel Precoce 80% and BRS Cora 20% cultivars was made by mixing the grapes at weighing. All juice samples were obtained by hot extraction process, with maceration time of 60 min(60ºC) and pasteurization at 86°C for 3min, without bagasse pressing. Five CEPPs with distinct composition were tested in triplicate using the intermediate dosage recommend by the manufacturer: Endozym Pectofruit PR, Everzyn Thermo, Endozym Rouge, Pectinex Ultra Color and Pectinex Ultra Pulp. Additionally, a control treatment was elaborated without the addition of CEPP during the grapes mecaration. The juice elaborated with Endozym Pectofruit PR CEPP (Pectinliase, polygalacturonase, pectinmethylesterase and cellulose) promoted higher yield to the process (67%) and increased 15% of the grape in juice yield in comparison to the control. While the juice with Everzyn Thermo CEPP, which the main activity is in function of the hemicelluloses, raised the content of soluble solids (21.4°Brix), CI (29.1), TPC (1920.8 mg L-1) and AOX (7.43 mmolTrolox L-1, 14.73 mmolTrolox L-1 and 26.83 mmol Fe2+ L-1, respectively by the DPPH, ABTS and FRAP assays). After twelve months of storage, all the samples lost acidity and color, while the pH and tonality values increased. Highlighting, the juice with Everzyn Thermo CEPP as the sample that presented more accelerated loss of total acidity (0.83 to 0.71%) and CI (29.1 to 10.1). On the other hand, AOX and TPC remained stables over the twelve months of evaluation of the juice of this treatment. The results obtained demonstrated that the choice of the pectinase enzyme could be decisive for the nutraceutical quality and shelf life of the grape juice, besides the influence in the yield.  
Observaçao: Acessível em: https://proceedings.science/icbc/icbc-2022/papers/impact-of-different-types-of-pectinase-enzymes-on-the-nutraceutical-quality-and?lang=en (ID_PAT: 31440)
16
Plano de Ação: .....  
Descrição: ALMEIDA, E. A. B. de;  CANHOS, D. A. L.;  MELO, G. A. R. de;  MENEZES, C.   Consolidação da e-infraestrutura de dados abertos sobre a diversidade das abelhas nativas do Brasil.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza, CE: SEB, 2022.  p. 294.   
Parceria/partes: USP - Universidade de São Paulo,  Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA),  UFPR - Universidade Federal do Paraná,   
Conteúdo: Utilizamos meios reconhecidamente funcionais para expandir e atualizar bancos de dados que aumentaram o acesso público e aberto a informações científicas sobre a taxonomia e a distribuição geográfica das abelhas nativas do Brasil. O avanço no estabelecimento e disponibilização de tais conhecimentos são passos essenciais para subsidiar tomadas de decisão por parte dos órgãos ambientais, definição de políticas públicas para a conservação de abelhas nativas e o desenvolvimento científico em taxonomia. As três principais contribuições deste projeto foram (1) a disponibilização online de dados de ocorrência de abelhas pela plataforma speciesLink; (2) atualização do Catálogo de Abelhas Moure para as abelhas da Região Neotropical; e (3) a criação e disponibilização do Sistema Lacunas do conhecimento das abelhas no Brasil, que apresenta o status dos dados online para todas as espécies válidas citadas no Catálogo Moure. O número de registros de abelhas disponíveis pela plataforma speciesLink teve aumento de 86% registros advindos de acervos no Brasil (481,463 registros no final do projeto), juntamente com o incremento de 178% no número de imagens de abelhas (de 1.107 imagens em 2018 para 3.678 imagens no final do projeto). O principal resultado taxonômico do projeto foi a atualização do Catálogo de Abelhas Moure, a obra principal sobre a diversidade de abelhas neotropicais. Conjuntamente, os resultados disponibilizaram ferramentas e expandiram bases de dados que contribuem para a integração de acervos, integração de dados sobre a diversidade de abelhas no Brasil e ferramentas que contribuem para a definição de prioridades de pesquisas. O compartilhamento aberto de dados aumenta o reconhecimento do valor das coleções biológicas e contribui para ciência e políticas dependentes de dados sobre a distribuição de espécies de abelhas. Toda a base informacional compartilhada representa um importante elemento para a formação de recursos humanos e de redes colaborativas verdadeiras. 
Observaçao: Acessível em: https://cbe2022.com.br/index.php?page=apresentacao#modal (ID_PAT: 31590)
17
Plano de Ação: .....  
Descrição: MENEZES, C.;  ALVES, D. de A.;  LUCENA, D. A. de A.;  ALMEIDA, E. A. B. de;  ALEIXO, K. P.;  ASSAD, A. L. D.   Fichas catalográficas de espécies de abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza, CE: SEB, 2022.  p. 961.   
Parceria/partes: ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz",  USP - Universidade de São Paulo,  A.B.E.L.H.A. - Associação Brasileira de Estudos das Abelhas,   
Conteúdo: A criação de abelhas sem ferrão, conhecida como meliponicultura, se desenvolveu muito na última década e tem forte influência regional de acordo com as espécies mantidas pelos meliponicultores e seu foco comercial (polinização de cultivos agrícolas, mel, pólen, própolis, cerume, ninhos). No Brasil, a Resolução CONAMA nº 496, de 19 de agosto de 2020, disciplina o uso e o manejo sustentável desses polinizadores e determina que as espécies criadas devem ocorrer naturalmente no local de instalação do meliponário. Segundo essa Resolução, a responsabilidade de indicação dos Estados de ocorrência natural das espécies foi atribuída ao ICMBio, que, em novembro de 2021, publicou o Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão por meio da Portaria nº 665. Com o objetivo de auxiliar na aplicação da Resolução CONAMA e do Catálogo, de forma a promover o manejo adequado das espécies de abelhas sem ferrão no Brasil, a A.B.E.L.H.A. desenvolveu as fichas catalográficas de espécies relevantes para a meliponicultura. As fichas possuem informações obtidas de literatura científica sobre 60 espécies manejadas no País, selecionadas do Catálogo. Além de apresentar nomes científico e popular, contêm informações sobre a biologia e comportamento das espécies, imagens da entrada dos ninhos e de espécimes depositados na Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), da FFCLRP-USP. Grande parte das fichas também possui imagens de espécimes vivos, que preservam sua aparência natural. O material é direcionado para quaisquer entusiastas das abelhas sem ferrão, interessados em conhecer mais sobre a riqueza de espécies e/ou em iniciar na meliponicultura. Além disso, facilita o acesso às informações sobre as espécies, de forma que usuários do Catálogo, sejam cidadãos ou agentes ambientais, possam verificar quais são as características da espécie de interesse. As fichas podem ser baixadas em https://abelha.org.br/fichas-catalograficas-das-especies-relevantes-para-a-meliponicultura-2/. 
Observaçao: Acessível em: https://cbe2022.com.br/index.php?page=apresentacao#modal (ID_PAT: 31591)
18
Plano de Ação: .....  
Descrição: MAUES, M. M.;  CAMPBELL, A. J.;  SILVA, F. D. da S. e;  LEÃO, K. L.;  CARVALHEIRO, L. G.;  MOREIRA, E. F.;  MERTENS, F.;  MENEZES, C.   Biodiversidade, manejo de polinizadores e socioeconomia do serviço de polinização do açaizeiro no estuário amazônico.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza, CE: SEB, 2022.  p. 1000.   
Parceria/partes: Embrapa Amazônia Oriental (CPATU),  UFBA - Universidade Federal da Bahia,  UFG - Universidade Federal de Goiás,  UFPA - Universidade Federal do Pará,  UnB - Universidade de Brasília,  IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso,   
Conteúdo: A expansão agrícola é um importante fator de perda de polinizadores, o que pode comprometer os benefícios socioeconômicos da produção agrícola. Na Polinização Integrada de Cultivos (PIC), o manejo de polinizadores aliado à práticas de conservação dos polinizadores silvestres (p.ex., manejo de habitat), pode ajudar a mitigar os impactos negativos sobre os polinizadores, maximizando benefícios socioeconômicos aos agricultores. Aplicamos esta abordagem à produção de açaí (Euterpe oleracea Mart.) na Amazônia oriental brasileira, para avaliar os efeitos do manejo de uma abelha nativa, Scaptotrigona aff. postica e da conservação florestal em nível de paisagem, sobre a produtividade e índices socioeconômicos em 18 plantações de açaí no nordeste do estado do Pará. As abelhas manejadas e a cobertura florestal aumentaram a abundância de visitantes florais nas inflorescências das palmeiras, mas os aumentos de abundância atribuídos às abelhas manejadas foram associados a mudanças na uniformidade e diversidade dos visitantes florais, devido à redução da visitação por abelhas silvestres próximas das colônias de abelhas manejadas. A produção de frutos foi positivamente relacionada à abundância e diversidade de abelhas. Consequentemente, a eficiência geral da polinização foi menor em plantações dominadas por abelhas manejadas. Na escala de hectare, as abelhas manejadas e a conservação da floresta no nível da paisagem tiveram efeitos complementares na produção de frutos, mas os custos adicionais das colônias de abelhas revelaram que os lucros foram amplamente explicados pela cobertura florestal circundante. As abelhas manejadas têm um grande potencial para aumentar a produtividade do açaí, mas o aumento dos riscos ambientais e socioeconômicos associados a essa atividade indica que os produtores devem priorizar a conservação e restauração florestal para salvaguardar os serviços de polinização e melhorar a sustentabilidade geral da produção de açaí na Amazônia oriental brasileira. 
Observaçao: Acessível em: https://cbe2022.com.br/index.php?page=apresentacao#modal  (ID_PAT: 31592)
19
Plano de Ação: .....  
Descrição: DELLA GIUSTINA, P.;  MASTRANGELO, T.;  AHMAD, S.;  MASCARIN, G. M.;  CACERES, C.   Dose para indução de esterilidade para linhagens de Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae) sob hipóxia.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza, CE: SEB, 2022.  p. 797.   
Parceria/partes: Joint FAO/IAEA Centre of Nuclear Techniques in Food and Agriculture,  CENA/USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura,   
Conteúdo: A forma mais eficiente de aplicação da Técnica do Inseto Estéril (TIE) consiste na liberação apenas de machos. Para isso, são necessários mecanismos que permitam a sexagem do inseto ainda na fase imatura. Recentemente, o CENA/USP importou da FAO/IAEA Agriculture and Biotechnology Laboratories, Áustria uma Genetic Sexing Strain de Anastrepha fraterculus sp.1 (Diptera: Tephritidae) denominada GSS-89. Através de radioindução de uma translocação na banda 88 do cromossomo VI, essa linhagem apresenta dimorfismo da coloração das pupas, sendo que os machos adultos emergem de pupas marrons enquanto fêmeas emergem apenas de pupas pretas. Para manter a qualidade dos insetos sem prejudicar a esterilização, a irradiação pode ser realizada sob hipóxia (baixa concentração de oxigênio). As doses esterilizantes para A. fraterculus até o momento haviam sido estabelecidas apenas sob normóxia. Assim, este estudo foi o primeiro a avaliar a dose de indução de esterilidade sob condição de hipóxia para duas linhagens de A. fraterculus, uma linhagem bissexual (Brazilian-1) e a GSS-89. Duas horas antes da irradiação, as pupas foram colocadas em recipientes selados e irradiadas quando a concentração de oxigênio era inferior a 3 %. Foram testadas 9 doses (0 (controle), 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 e 100 Gy). Para determinar a esterilidade para cada linhagem e a dose, quatro tipos de cruzamentos foram realizados entre as moscas irradiadas sob hipóxia e não irradiadas da linhagem bissexual. Para os machos irradiados, foram determinados o efeito das doses de radiação na viabilidade de ovos, recuperação ovo-pupa e recuperação de adultos para as duas linhagens e ambas tiveram 74 Gy como dose esterilizante, na qual a viabilidade dos ovos foi reduzida 99%. A fertilidade das fêmeas irradiadas foi afetada até mesmo em baixas doses. 
Observaçao: Acessível em: https://cbe2022.com.br/index.php?page=apresentacao#modal (ID_PAT: 31593)
20
Plano de Ação: .....  
Descrição: MENDES, L. W.;  CARRIÓN, V. J.;  HOLLANDER, M. de;  EXPÓSITO, R. G.;  MENDES, R.;  TSAI, S. M.;  RAAIJMAKERS, J. M.   Breeding for resistance to soil-borne pathogen impacts rhizosphere microbiome in common bean.  In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MICROBIAL ECOLOGY, 18., Lausanne, 2022. [Abstracts...]. Wageningen: ISME, 2022. Poster. ISME18.     
Parceria/partes: Leiden University,  Netherlands Institute of Ecology - NIOO-KNAW,  CENA/USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura,   
Conteúdo: The rhizosphere microbiome plays key role in plant growth and health, providing a first line of defense against root infections by soil-borne pathogens. Here, we investigated the composition and metabolic potential of the rhizobacterial community of common bean (Phaseolus vulgaris) cultivars with variable levels of resistance to the root pathogen Fusarium oxysporum (Fox). For the different bean cultivars the rhizobacterial abundance was positively correlated with Fox-resistance. Pseudomonadaceae, Bacillaceae, Solibacteraceae, and Cytophagaceae were more abundant in the rhizosphere of the Fox-resistant cultivar. Network analyses showed a complex and highly connected bacterial community in the Fox-resistant cultivar. Specific functional traits such as protein secretion systems and biosynthesis genes of antifungal phenazines and rhamnolipids were more abundant in the rhizobacterial community of the Fox-resistant cultivar. Metatranscriptome data revealed that community assembly in the rhizosphere follows niche-based mechanisms, presenting lower diversity and distinct community structure compared to the bulk soil. The Fox-resistant cultivar presented higher expression of genes affiliated to the family Paenibacillaceae, a group known by its antifungal activity. The Fox-resistant cultivar also presented higher expression of genes in the rhizosphere microbiome related to metabolism of nutrients and specific functional traits related to pathogen suppression, such as motility and chemotaxis, phenazine and colicin V. Our findings suggest that breeding for Fox-resistance in common bean has co-selected for plant traits that support a higher abundance of specific beneficial bacterial families in the rhizosphere with functional traits that reinforce the first line of defense against the pathogen. 
Observaçao: Website do evento: https://isme18.isme-microbes.org/ (ID_PAT: 31957)
21
Plano de Ação: .....  
Descrição: QUEVEDO, H. D.;  NISHISAKA, C. S.;  ANGOLINI, C. F. F.;  MENDES, R.   Biological activity and chemical profiling of Streptomyces sp. CMAA 1738 acting on the biocontrol of the wheat pathogen Bipolaris sorokiana.  In: IBEROAMERICAN CONFERENCE ON MASS SPECTROMETRY, 3., 2022, Rio de Janeiro. Book of abstracts. [S/l]: Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas, 2022.  p. 205-206.   
Parceria/partes: ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz",   
Observaçao: Website do evento: https://www.ibero2022.com/ (ID_PAT: 31958)
22
Plano de Ação: 10.20.00.143.00.02  
Descrição: SÁ, L. A. N. de;  PRADO, S. S.   Histórico e papel do Laboratório de Quarentena “Costa Lima” na introdução de insetos e microrganismos exóticos.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza, CE: SEB, 2022.  p. 1177.   
Parceria/partes:  
Conteúdo: O Laboratório de Quarentenária “Costa Lima” (LQCL) da Embrapa Meio Ambiente, localizado em Jaguariúna/SP é o único laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 1991 para realizar a quarentena de organismos úteis exóticos para o controle biológico de pragas e outros fins, seja para as unidades da Embrapa, empresas privadas, universidades. O Laboratório de Quarentena “Costa Lima” atua como uma estação quarentenária e possui como principais objetivos introduzir, quarentenar, confirmar a identidade da espécie e garantir que a mesma se encontra livre de contaminantes não desejáveis para fins de pesquisa cientifica no país. Além disso, o LQCL mantém um acervo de todas as introduções realizadas, um museu entomológico e conduz pesquisas de controle biológico clássico de pragas, fitomoléstias, ácaros pragas e plantas invasoras. No período de 1991 a 2022, o LQCL atuou no intercâmbio internacional de organismos benéficos exóticos no país, com mais de 784 remessas de espécies importadas para fins do controle biológico clássico de pragas e outros fins, de diversas culturas e finalidades; atendendo às solicitações de mais de 18 estados da Federação. Além disso o LQCL atua na previsão de entrada de pragas e bioprospecção de inimigos naturais a serem adicionados aos programas de manejo integrado de pragas de diversas culturas agrícolas e florestais em colaboração com outras instituições nacionais e internacionais.  
Observaçao: Autor: Sá, L. A. N. de (Luiz Alexandre Nogueira de Sá) - In Memorian.
Acessível em: https://cbe2022.com.br/index.php?page=apresentacao#modal (ID_PAT: 31596)
23
Plano de Ação: 10.20.02.019.00.04  
Descrição: SILVA, M. V. S. da;  PEREIRA, G. A.;  COSTA, P. da;  CASTILHO, C. V. de;  KAMINSKI, P. E.;  TOMMASIELLO FILHO, M.   Dados de biomassa e carbono de Copaifera pubiflora Benth. em florestas naturais em Roraima, subsídio para PSA e REDD+.  In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 9., 2022, Brasília, DF. Inovações, desafios e oportunidades para o uso sustentável, a conservação das florestas brasileiras e o desenvolvimento social: anais. Brasília, DF: [s.n.], 2022.  p. 476.   
Parceria/partes: Embrapa Roraima (CPAF-Roraima),  ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz",   
Conteúdo: Os Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNM) têm sido vistos como uma alternativa capaz de gerar benefícios socioeconômicos para populações extrativistas na Amazônia, contribuindo para a valorização e manutenção das florestas em pé. Entretanto, tais benefícios nem sempre cobrem os custos de oportunidade de conversão das florestas em outras formas de uso da terra. O Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e o pagamento por Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) apresentam-se como mecanismos com potencial para agregação de valor às florestas manejadas para obtenção de PFNM, com vantagens adicionais para a manutenção e sequestro de carbono, regulação climática e para o cumprimento de metas estabelecidas em programas de governo e em acordos internacionais. Dentre os PFNM que se destacam na Amazônia, tem-se o chamado: “óleo de copaíba”. Este óleo apresenta-se como uma oleoresina, obtida a partir de perfurações no lenho de diferentes espécies do gênero Copaifera L (Fabaceae). Neste trabalho, procurou-se quantificar de forma preliminar a biomassa e C acima do solo em árvores de Copaifera pubiflora Benth. em duas florestas, em um gradiente de precipitação, no estado de Roraima. A primeira área de estudo apresenta-se como uma floresta estacional (EST), localizada no município de Normandia. O clima local é tropical com estação seca, com precipitação variando entre 1100mm e 1400mm. A segunda área de estudo apresenta-se como uma floresta ombrófila aberta (OMB), localizada no município de Mucajaí. O clima nesta região é tropical úmido, com precipitação variando entre 1510mm e 2145mm. Foram obtidas amostras radiais do lenho de 34 árvores de C. pubiflora em OMB e de 39 árvores em EST, utilizando uma Sonda Pressler. Em campo, foram obtidos dados de Circunferências à Altura do Peito (CAP; cm) com auxílio de uma fita métrica, posteriormente transformado em Diâmetro à Altura do Peito (DAP; cm). As amostras foram tratadas seguindo padrões estabelecidos em estudos dendrocronológicos. Foram obtidas imagens de raio X para cada amostra através do aparelho Faxitron X-Ray MX-20. Estas imagens foram mensuradas individualmente através do Software Windendro, que permitiu quantificar a Densidade Básica (DB; g.cm³); para cada amostra. Utilizando-se a equação alométrica proposta por Chave et al (2014), foram calculadas média e desvio padrão dos valores de Biomassa Acima do Solo (AGB; kg) para estas duas florestas. O carbono sequestrado (C; Kg) foi estimado como 50% de AGB. Os resultados preliminares indicam que as árvores em OMB estocam cerca de duas vezes mais AGB (398,14 ± 216,50 Kg) que em EST (150,40 Kg ± 85,28 Kg). O mesmo padrão observado para o carbono estocado: 199,07 ±108,25 kg de C em OMB e 75,20 ± 42,64 kg de C em EST.  
Observaçao: DOI: 10.55592/CFB.2022.7278794. Acessível em: https://congressoflorestal-cfb.com.br/  (ID_PAT: 31900)
24
Plano de Ação: 10.20.02.019.00.04  
Descrição: SILVA, M. V. S. da;  PEREIRA, G. A.;  COSTA, P. da;  TOMMASIELLO FILHO, M.   Valorização das florestas produtoras de PFNM a partir da ferramenta REDD+: estudo de caso com o estoque de carbono em árvores de Copaifera pubiflora Benth. em Roraima.  In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA USP, 30., 2022, São Paulo. [Resumos...]. São Paulo: USP, 2022.     
Parceria/partes: ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz",  USP - Universidade de São Paulo,   
Observaçao: Acessível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/siicPublicacao.jsp?codmnu=7210 (ID_PAT: 31902)
25
Plano de Ação: 14.17.01.001.00.03  
Descrição: PINHEIRO, F. A. P.;  GERALDES, M . M. B;  PERDIZ, R. O.;  CASTILHO, C. V. de;  COSTA, P. da   Serviços ambientais associados ao manejo da castanha-da-Amazônia (Bertholletia excelsa Bonpl.) no sul de Roraima, Brasil.   In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 9., 2022, Brasília, DF. Inovações, desafios e oportunidades para o uso sustentável, a conservação das florestas brasileiras e o desenvolvimento social: anais. Brasília, DF: [s.n.], 2022.   p. 232.   
Parceria/partes: Embrapa Roraima (CPAF-Roraima),  UFRR - Universidade Federal de Roraima,   
Conteúdo: Serviços ambientais são processos naturais que têm a capacidade de prover bens (p. ex. alimentos, madeira) e serviços (p. ex. estoque de carbono, polinização) que satisfazem necessidades humanas e são mantidos pela adoção de práticas de manejo dos recursos naturais. Considerando o papel histórico, econômico e social dos castanhais nativos, este trabalho se propôs a quantificar a importância do castanhal e da atividade extrativista de coleta de castanhas-da-amazônia para a manutenção dos estoques de biomassa/carbono e da diversidade de espécies de árvores. O estudo foi realizado em uma área de floresta localizada no município de Caracaraí/RR. Todos os indivíduos arbóreos (incluindo palmeiras) com diâmetro maior ou igual a 10 cm foram marcados, mapeados, medidos e identificados em 8 parcelas de 1 hectare distribuídas em uma área de 4 km² para determinação do estoque de biomassa e da composição de espécies. No total, foram amostrados 3370 indivíduos (420,13 28,86 indivíduos/ha) distribuídos em 241 espécies (91 10 espécies/ha), sendo Arecaceae a família mais frequente e Oenocarpus bacaba a espécie mais abundante. Cerca de 69% das espécies registradas foram raras (< de 1 indíviduo/ha) enquanto a castanheira-da- amazônia apresentou densidade média de 12,38 3,66 indivíduos/ha. A média de estoque de biomassa arbórea viva foi de 380.87 Mg/ha, sendo que a Bertholletia excelsa, apesar de representar cerca de 3% dos indivíduos contribuiu com 40% do estoque de biomassa total. Estes dados podem contribuir para o desenvolvimento de critérios de valoração, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas para o pagamento de serviços ambientais em castanhais nativos, elucidando a importância dos castanhais e da castanheira para a conservação da sociodiversidade e para o sequestro e estoque de carbono. A forte pressão sob as florestas tropicais tem desencadeado o aumento dos problemas ambientais no mundo todo e espera-se que aumente a disponibilidade para pagar pelos serviços ambientais associados a estratégias de gestão da floresta capazes de conciliar conservação e geração de renda e trabalho, e que o valor captado seja aproveitado para aperfeiçoar a inclusão social da população de forma sustentável. 
Observaçao: DOI: 10.55592/CFB.2022.3737617. Acessível em: https://congressoflorestal-cfb.com.br/ (ID_PAT: 31901)
26
Plano de Ação: 16.00.2.50.01.16  
Descrição: LIMA, L. F.;  ABREU, L. S. de;  ROMEIRO, A. R.   Desenvolvimento de sistemas agroalimentares orgânicos na Dinamarca: lições e aprendizados.  In: CONGRESSO DA APDEA, 10.; ENCONTRO LUSÓFONO EM ECONOMIA, SOCIOLOGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL, 4., 2022, Coimbra. Territórios, agriculturas e agroalimentar: desafios globais e riscos no século XXI. Livro de resumos... Coimbra: APDEA, 2022.  p. 79.   
Parceria/partes: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas,   
Conteúdo: O desenvolvimento de sistemas agroalimentares orgânicos na Dinamarca se destaca globalmente e é resultado de políticas de estímulo à agricultura sustentável. Essas políticas têm contribuído para a mitigação de problemas ambientais, melhoria de indicadores de alimentação e saúde e geração de renda para os produtores rurais. O processo de desenvolvimento rural experimentado por esse país nórdico europeu gerou, de um lado, a ampliação da oferta de produtos orgânicos e, de outro, o aumento da demanda por produtos orgânicos, tornando os dinamarqueses os líderes mundiais no consumo de produtos orgânicos. Assim, o objetivo desse artigo é mostrar que nesse país há um círculo virtuoso de interação entre atores públicos e privados que o coloca em destaque mundial na produção e consumo de produtos orgânicos. Para tanto, após a introdução, esse artigo apresenta uma revisão da literatura especializada contendo a trajetória institucional do desenvolvimento da produção orgânica na Dinamarca desde o último quartil do século XIX, perpassando pelas ações e práticas dos diversos atores locais e movimentos sociais de agricultura orgânica. Por fim, o trabalho destaca as lições aprendidas desta experiência, onde o sucesso experimentado pelo país não foi fruto do acaso, mas sim de políticas públicas bem formuladas e parcerias bem sucedidas entre atores da esfera pública e privada.  
Observaçao: Acessível em: https://apdeaesadr.wordpress.com/livro-de-resumos/ (ID_PAT: 31920)
27
Plano de Ação: 20.19.00.047.00.05  
Descrição: LIMA, M. A. de;  LUIZ, A. J. B.;  GALVÃO, J. A. H.;  CABRAL, O. M. R.   Preliminary measurements on diel CH4 and N2O fluxes on Brachiaria pasture.  In: INTERNATIONAL GREENHOUSE GAS & ANIMAL AGRICULTURE CONFERENCE, 8., Orlando, Florida. Abstract Book... Orlando, Florida: GGAA, 2022.  p. 139.   
Parceria/partes:  
Conteúdo: Brazil has extensive pasture areas for beef cattle grazing. An experiment was carried out in summer in a Brachiaria pasture in Southeastern Brazil, characterized by hot and humid climate in summer and dry in winter, with the objective of measuring hourly fluxes of methane and nitrous oxide from soil and identifying a possible relationship with environmental parameters, including air temperature, soil temperature, solar radiation, photosynthetically active radiation (PAR), and soil moisture. Temperature and radiation data were obtained from a climatological station on February 13 and 14, 2020, starting at 9:00 am and ending at the same hour of the next day. Soil moisture data were recorded by humidity sensors. The gas collection method used was the static closed chamber. Five chambers were used at the same time. Methane and nitrous oxide concentrations were sampled every 2 hours, in intervals of 0, 10, 20, 30, and 40 minutes. The gas samples were extracted by BD 60 mL syringes with a three-way luer lock valve and then transferred to 12 mL vacuum vials of the Labco Exetainer brand. A Thermo Scientific chromatograph model, Trace 1310, was used to determine the concentrations of gases. The statistical analysis was performed using the PROC CORR procedure of the SAS program. Preliminary results showed that N2O fluxes peaked at 3 p.m. with around 10 μg N-N2O m-2 h-1 and a minimum value of -2 μg N-N2O m-2 h-1 at 1 a.m. N2O fluxes were positively correlated with air temperature (0.70939 /0.0066) and with PAR (0.59037/0.0337), while they were negatively correlated with relative humidity (-.69266/0.0087). Methane correlated negatively with soil temperature (-0.88646/<0.001), although the concentrations were very low throughout the day. Other diel measurements are going to be carried out and the experiment will be repeated in the summer season. 
Observaçao: Website do evento: https://conference.ifas.ufl.edu/ggaa/ (ID_PAT: 29882)
28
Plano de Ação: 20.19.00.047.00.05  
Descrição: LIMA, M. A. de;  VIEIRA, R. F.   Methane fluxes from a paddy rice field under a pre-germinated system.   In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF SAINS TANAH - SOIL SCIENCE, AGRICULTURE, & ENVIRONMENT, 1., 2022. [Abstracts...]. Surakarta City: Sebelas Maret University, 2022.  p. 10.   
Parceria/partes:  
Conteúdo: Methane (CH4) is one of the dominant greenhouse gases (GHG) widely emitted from rice fields, thus significantly contributing to the global methane budget. Significant efforts have been made to find suitable strategies to mitigate CH4 emissions from rice crops. Among them, management practices and cultivar selection can be effective in reducing methane emissions. In this work, we compared the CH4 emissions from two rice varieties, namely, IAC 105 and Puitá INTA-CL at 2012/2013 agricultural year in an experimental area in the Southeast of Brazil. The experiment was carried out in a randomized complete block design with three repetitions. Gas fluxes were measured weekly throughout the rice growing season using the closed static chamber method and gas chromatography. In general, the variety IAC 105 showed a higher potential to emit CH4 than the variety Puitá INTA-CL, mainly between 46 and 76 days after flooding. This result showed that the choice of the variety to be used could serve as a strategy to decrease CH4 from flooded paddy rice fields, suggesting that future efforts of genetic breeding could select genotypes with a smaller capacity to emit methane.  
Observaçao: Website do evento: https://icosata.uns.ac.id/ (ID_PAT: 30043)
29
Plano de Ação: 21.17.02.001.05.06  
Descrição: DIAS, P. de S.;  GIL, J. A.;  CASTANHA, R. F.;  VALLIM, J. H.;  ISHIKAWA, M. M.   Reprodução natural em laboratório de Astyanax altiparanae (Garutti & Britski, 2000).  In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE CULTIVO DE PECES NATIVOS, 7., 2022, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2022.  p. 180-181.   
Parceria/partes: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas,   
Conteúdo: O Astyanax altiparanae (lambaris-do-rabo-amarelo), é nativo das bacias hidrográficas de todo o ambiente tropical, a qual povoa desde pequenos riachos a grandes rios, espécie de grande importância comercial como isca-viva e apreciado para consumo. Apresenta dimorfismo sexual visível, os machos são menores e no período reprodutivo apresentam espículas na nadadeira anal, conferindo a textura áspera ao toque. As fêmeas apresentam ventre abaulado e macio e papila urogenital avermelhada, facilitando o reconhecimento da diferenciação sexual. Outra observação importante é a estimativa da redução da idade de maturação para 4 meses de vida no sistema de cultivo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar a reprodução natural assistida em laboratório com luz solar, utilizando uma técnica adaptada do Danio rerio (zebrafish) para o A. altiparanae. A reprodução foi realizada no Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança (LEB) da Embrapa Meio Ambiente localizada em Jaguariúna/SP. Foram utilizados 10 machos e 10 fêmeas, na proporção de 1:1, no LEB a proporção utilizada para o Danio rerio é de 2:1. As fêmeas estavam com peso médio 10 ± 3g com comprimento total médio 9,63 ± 0,47cm, os machos 9 ± 3g e 6,27 ± 0,13cm, distribuídos em um sistema próximo da janela, para utilização da luz solar, composto por uma caixa de polietileno com capacidade de 50 L de água, aquecedor para manter a temperatura à 28ºC, aeração constante e recirculação baixa de água, de acordo com as exigências da espécie. Colocou-se folhas de bananeira na superfície d’água, pois os lambaris possuem hábito de colocar os ovos em macrófitas aquáticas flutuantes, conhecidas como aguapé. Após 4 horas de reconhecimento, os animais estavam realizando o ritual de acasalamento com duração aproximada de 1 hora, seguido da liberação dos óvulos e espermatozóides, os ovos fertilizados ficaram aderidos no fundo da caixa, alguns na parede e grande parte na folha da bananeira (parte superior e inferior). Após 14 horas os ovos foram coletados e lavados com água deionizada para retirada de matéria orgânica. Posteriormente, os embriões viáveis foram selecionados com auxílio de uma lupa e um estereomicroscópio observando as características físicas: ausência de anomalias e mal formações craniais/faciais, torácicas, alterações nas nadadeiras e enrolamento de cauda, e para as características de desenvolvimento fisiológicas: a coagulação, formação de somitos, desprendimento de cauda e batimento. Portanto, concluiu-se que é possível realizar a reprodução natural do A. altiparanae na proporção de 1:1 com a utilização de luz solar e ambiente laboratorial. 
Observaçao: Acessível em: https://vet.ufmg.br/ARQUIVOS/FCK/file/ANAIS%20A5%20errata%20inclusa1.pdf (ID_PAT: 30182)
30
Plano de Ação: 21.17.02.001.05.06  
Descrição: DIAS, P. de S.;  COLPINI, L. M. S.;  ISHIKAWA, M. M.;  MEURER, F.   Determinação do coeficiente de digestibilidade aparente do DDG de milho para Piaractus mesopotamicus.  In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE CULTIVO DE PECES NATIVOS, 7., 2022, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2022.  p. 248-249.   
Parceria/partes: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas,  UFPR - Universidade Federal do Paraná,   
Conteúdo: Para uma alimentação adequada e completa de uma espécie, necessita-se saber o valor nutricional dos ingredientes de uma dieta, o que é avaliado, entre outros, através da determinação dos coeficientes de digestibilidade aparente (CDA) dos seus nutrientes e energia. A busca por ingredientes alternativos na alimentação visa a redução dos custos da dieta e também a minimização dos impactos ambientais. O DDG de milho, é um resíduo do grão das indústrias de etanol de cereais, vem ganhando espaço no mercado e se mostrando promissor ingrediente na alimentação animal, sendo uma possível fonte de proteína vegetal eficiente para espécies aquáticas com hábitos alimentares onívoros. O Piaractus mesopotamicus (Pacu), é uma espécie endêmica das bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, apresenta uma exigência nutricional menor quando se refere a proteína e aminoácidos, comparado com outras espécies de cultivo e por fim, uma capacidade de aceitação de valores maiores de carboidratos não estruturais. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar o coeficiente de digestibilidade aparente (CDA) do DDG de milho para Proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), matéria seca (MS) e Matéria Mineral (MM) para o pacu. O Experimento foi conduzido no Laboratório de Tecnologia em Aquicultura (LATAq), UFPR – Campus Avançado de Jandaia do Sul. Foram utilizados 140 animais, distribuídos casualmente em 3 gaiolas, em um tanque de fibra de vidro circular de 2.000 L, denominado de tanque de alimentação, onde as gaiolas eram acondicionadas durante o período de adaptação e durante o dia no período de coleta de fezes. Para as coletas, foram utilizadas 3 cubas cilíndricas de fibra de vidro e fundo cônico 200 L. A ração referência e teste eram isentas de ingrediente de origem animal, a ração-teste foi composta por 70% da ração-referência e 30% do alimento teste. Para a determinação dos CDAs dos nutrientes do DDG, as fezes foram analisadas quanto, PB; EE; MS e MM. Os valores obtidos de CDA para PB foi de 0,51; EE de 0,60; MS de 0,16 e MM de 0,04. O DDG de milho apresenta CDAs de nutrientes e MS adequados para a sua utilização na fabricação de rações para o pacu.  
Observaçao: Acessível em: https://vet.ufmg.br/ARQUIVOS/FCK/file/ANAIS%20A5%20errata%20inclusa1.pdf (ID_PAT: 30183)
31
Plano de Ação: 24.17.01.014.02.05  
Descrição: MORICONI, A.;  ABREU, L. S. de;  MONTEBELLO, A. E. S.   A experiência de comercialização digital das mulheres do projeto do café do norte pioneiro do Paraná, Brasil.  In: CONGRESSO DA APDEA, 10.; ENCONTRO LUSÓFONO EM ECONOMIA, SOCIOLOGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL, 4., 2022, Coimbra. Territórios, agriculturas e agroalimentar: desafios globais e riscos no século XXI. Livro de resumos... Coimbra: APDEA, 2022.  p. 79-80.   
Parceria/partes: UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - campus Araras,   
Conteúdo: O trabalho apresenta a síntese de um estudo mais abrangente sobre o processo de inserção econômica do café de produtoras vinculadas ao projeto denominado “mulheres do café”, da região do Norte Pioneiro- PR. Esse processo ocorreu através de ações desenvolvidas por meio da criação de um coletivo de mulheres e da comercialização digital do café. Nessa síntese destaca-se aspectos da trajetória das mulheres atuantes no projeto, os interesses em torno da comercialização de café, os meios de comercialização adotados pelas mulheres participantes. A análise envolveu a aplicação de um conjunto de técnicas da metodologia qualitativa. Foram realizadas visitas às unidades de produção do projeto café e também, entrevistas com base em um roteiro semiestruturado. Constatou-se avanços na comercialização gerado pelos meios digitais, principalmente no período pandêmico, substituindo meios de comercialização presenciais e concluí que os meios digitais adotados para a comercialização, estimulou a promoção social e econômica das mulheres participantes, durante a pandemia da Covid-19. O conhecimento gerado subsidia a formulação de políticas públicas visando a melhoria das rendas das famílias, bem como o funcionamento das associações, cooperativas e instituições privadas e ou públicas.  
Observaçao: Acessível em: https://apdeaesadr.wordpress.com/livro-de-resumos/ (ID_PAT: 31921)
32
Plano de Ação: 30.19.90.012.00.01  
Descrição: ABREU, M. G. P. de;  HALFELD-VIEIRA, B. A.;  MELO, L. L. de;  MORIYA, L. M.   Atividade antifúngica in vitro de bactérias antagonistas contra Lasiodiplodia sp.  In: SIMPÓSIO SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO NA AGRICULTURA, 2022, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2022. COBIAGRI.  p. 48.   
Parceria/partes: QuenNUT MACADAMIA,  UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho,   
Conteúdo: No processo de screening de novos agentes de biocontrole, é importante a definição dos mecanismos de antagonismo entre o patógeno e o antagonista, sendo a antibiose um destes modos de ação. Desta forma, isolados bacterianos obtidos a partir de rácemos de macadâmia (Macadamia integrifolia) foram prospectados com o objetivo de determinar sua capacidade de inibição in vitro contra Lasiodiplodia sp., agente causal da podridão da casca da macadâmia. O patógeno foi obtido da coleção CMAA da Embrapa Meio Ambiente. Os isolados bacterianos FCA-Fl6, FCA-F5, FCA-F6, FCA-F7, FCA-F9, FCA-F24, FCA-F25, FCA-F26, FCA-F27, FCA-F28, FCA-F30, FCA-F32, FCAF40, FCA-F42, FCA-F45, FCA-F46, FCA-F47 e FCA-F53 e FCA-F56 foram submetidos a ensaio de antibiose por difusão em meio de cultura. Os antagonistas foram cultivados em meio 523 de Kado e Heskett por 48 h a 25 °C. A partir das colônias, foram semeados em meio BDA, a 0,5 cm da borda da placa, em um dos hemisférios, uma faixa da cultura da bactéria e de modo equidistante, no outro hemisfério, depositado um disco de micélio de Lasiodiplodia sp. Para cada isolado foram realizadas 3 repetições. Após incubação a 25 °C por até 5 dias, a zona de inibição do crescimento entre a faixa de cultura da bactéria e o fungo foi mensurada com uma régua e anotada. Dentre os isolados, somente FCA-F42 demonstrou antibiose sobre Lasiodiplodia sp. apresentando zona de inibição de 0,2 cm, os demais não demonstraram potencial de antibiose sobre o patógeno. De um total de 19 isolados, apenas um foi capaz de promover antibiose contra Lasiodiplodia sp. 
Observaçao:  (ID_PAT: 30214)
33
Plano de Ação: 30.19.90.012.00.01  
Descrição: ABREU, M. G. P. de;  HALFELD-VIEIRA, B. A.;  MORIYA, L. M.   Incidência de Cladosporium spp. sobre rácemos destacados de macadâmia tratados com bactérias antagonistas.   In: SIMPÓSIO SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO NA AGRICULTURA, 2022, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2022. COBIAGRI.  p. 49.   
Parceria/partes: QuenNUT MACADAMIA,  UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho,   
Conteúdo: A queima dos rácemos da macadâmia (Macadamia integrifolia), causada pelo fungo Cladosporium spp., tem causado danos à produção da noz no Brasil. As medidas de controle adotadas, são baseadas em práticas culturais, não havendo ainda produtos registrados para o controle da doença na cultura. Com o objetivo de identificar possíveis antagonistas, bactérias foram isoladas de rácemos da cultura e analisado seu potencial antagônico in vitro contra Cladosporium spp. Isolados que demonstraram antagonismo in vitro foram utilizados para ensaio em rácemos destacados, coletados na área de produção da empresa QueenNut, localizada em Dois Córregos, SP. Em laboratório, os rácemos foram pulverizados com suspensão bacteriana (A540 = 0,3), e submetidos a câmara úmida por 24 h, quando foram inoculados com uma suspensão de esporos de Cladosporium spp. (103 conídios/ml) e deixados em câmara úmida por mais 24 h. Após esse período, a partir de cada tratamento, 25 flores por repetição foram colocadas em caixas gerbox, sendo utilizado 4 repetições. Os tratamentos utilizados foram, água destilada esterilizada (ADE); suspensão de esporos de Cladosporium spp. (103 conídios/ml) e 15 isolados bacterianos (FCA-R5, FCA-R6, FCA-R7, FCA-R10, FCA-R11, FCAR12, FCA-F5, FCA-F9, FCA-F24, FCA-F25, FCA-F26, FCA-F27, FCA-F28, FCA-F30 e FCA-F32. As caixas contendo as flores foram armazenadas em BOD a temperatura de 23°C e fotoperíodo de 12 h por 7 dias, quando foi avaliada a incidência de Cladosporium spp. nas flores. Os dados foram submetidos a análise de variância e teste de Tukey (p<0,05). Flores tratadas com o isolado FCA-F32 apresentaram incidência de 48% de Cladosporium spp., enquanto os demais tratamentos apresentaram 100%. Portanto, o isolado FCA-F32 foi capaz de reduzir significativamente a incidência de Cladosporium spp. em flores de macadâmia. 
Observaçao:  (ID_PAT: 30215)
34
Plano de Ação: 40.18.03.007.00.03  
Descrição: FERRACINI, V. L.;  PESSOA, M. C. P. Y.;  MINGOTI, R.;  RAMOS, G. G.;  JACOMO, B. de O.;  GOMES, M. A. F.;  DAMACENO, T. G.;  SIQUEIRA, C. de A.   Avaliação de potencial controle químico de Anastrepha curvicauda em cultivo de mamão nacional por modelagem.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza, CE: SEB, 2022.  p. 904.   
Parceria/partes: PUC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,  UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas,  Embrapa Territorial (CNPM),  UniFAJ - Centro Universitário de Jaguariúna,   
Conteúdo: A mosca-das-frutas do mamão Anastrepha curvicauda Gertaecker, 1860 (syn. Toxotrypana curvicauda) (Diptera: Tephritidae) é praga quarentenária ausente (PQA) no Brasil, com relatos de danos severos ao cultivo de mamão no exterior. O objetivo deste trabalho foi identificar alternativas para o controle químico de Anastrepha curvicauda em áreas de cultivo de mamão nacional, apoiando estratégias preventivas de defesa fitossanitária. Informações sobre a PQA e agrotóxicos (princípios ativos (p.a.)) utilizados em seu controle químico no cultivo de mamão do exterior foram obtidas em literatura técnica. As propriedades físico-químicas dos p.a. foram também recuperadas em literatura e utilizadas em modelos matemáticos screening (índice de Gus, método de Goss e método de Cohen (EPA)) para avaliar o potencial de transporte (lixiviação e/ou escoamento superficial (run-off) associado a sedimento do solo). Parte da avaliação demandou a realização de zoneamentos territoriais de áreas frágeis nacionais em ArcGIS, representadas pela presença de aquíferos livres, solos porosos e pluviosidades anuais acima de 250mm, e de áreas favoráveis à ocorrência da PQA em fruteira de mamão no Brasil. As áreas favoráveis à praga em mamão foram determinadas por estimativa de nicho ecológico em algoritmo de modelagem GARP/Openmodeller e por áreas nacionais com presença da cultura (IBGE). Oito p.a. foram avaliados: abamectina, deltametrina, espinosade, malation, piretrina, permetrina, tiociclan e tiometon. Os resultados indicaram que, nas áreas frágeis assinaladas pelo zoneamento obtido, é necessária cautela no uso de espinosade, tiociclan e tiometon, pelo médio potencial dissolvido em água apresentados, e de deltametrina, piretrina e permetrina, pelo alto potencial do primeiro e médios potenciais dos demais associados à sedimento. Espinosade apresenta baixa toxicidade às abelhas, conforme literatura; não encontrada informação disponível sobre toxicidade a polinizadores para tiometon. 
Observaçao: Acessível em: https://cbe2022.com.br/index.php?page=apresentacao#modal (ID_PAT: 31594)
35
Plano de Ação: 40.18.03.007.00.03  
Descrição: MINGOTI, R.;  PESSOA, M. C. P. Y.;  MARINHO-PRADO, J. S.;  JACOMO, B. de O.;  SIQUEIRA, C. de A.;  PARANHOS, B. A. G.   Prospecção de áreas brasileiras favoráveis à Anastrepha curvicauda em fruteiras de mamão ou manga.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza, CE: SEB, 2022.  p. 905.   
Parceria/partes: Embrapa Semiárido (CPATSA),  PUC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas,  UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas,  Embrapa Territorial (CNPM),   
Conteúdo: Anastrepha curvicauda Gertaecker, 1860 (Diptera: Tephritidae) (syn Toxotrypana curvicauda), conhecida como mosca-das-frutas do mamão ou papaya fruit fly, é um inseto exótico atualmente distribuído em áreas da América do Norte, da América Central e Caribe e da América do Sul (Colômbia e Venezuela). Essa espécie vem sendo apresentada como Praga Quarentenária Ausente (PQA) de importância econômica para o cultivo de mamão (Carica papaya) desde a Instrução Normativa SDA/Mapa n. 38 de 14/10/1999. Embora grande parte dos ataques reportados em literatura se concentrem nessa fruteira, danos e reprodução do inseto também foram relatados em outros cultivos dos gêneros Carica e Gonolobus, assim como em cuaguayote (Jaracatia mexicana) e em manga (Mangifera indica); esta última, também de grande importância para o Brasil. O objetivo deste trabalho foi realizar o zoneamento de áreas brasileiras favoráveis à PQA Anastrepha curvicauda em fruteiras de mamão ou manga, em ArcGIS a partir de planos de informação de estimativa de nicho ecológico do inseto, obtido por modelagem em algoritmo GARP/Openmodeller, e de localização de áreas plantadas com mamão ou manga (IBGE). O zoneamento foi realizado e indicou favorabilidade para 721 municípios (de 198 microrregiões estaduais) distribuídos em todas as regiões geográficas; com as maiores quantidades de municípios observadas para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Alagoas. A favorabilidade ao inseto também foi observada em áreas brasileiras próximas aos países da América do Sul, acima citados com a presença da praga. Sugere-se a intensificação de monitoramentos nas fruteiras presentes nessas áreas. Os resultados obtidos apoiam estratégias preventivas de políticas públicas de defesa fitossanitária nacional para a PQA A. curvicauda. 
Observaçao: Acessível em: https://cbe2022.com.br/index.php?page=apresentacao#modal (ID_PAT: 31595)
Voltar